Uma campanha educativa alusiva ao Dia Internacional do Pedestre movimentou a área central de Itapira na tarde de quinta-feira (8).
Organizada pela unidade itapirense do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), a abordagem focou principalmente na conscientização sobre a utilização da faixa de pedestres.
Também apoiaram e participaram da ação representantes da GCM (Guarda Civil Municipal), Departamento de Trânsito e Consetran (Conselho Municipal de Educação para Segurança no Trânsito).
O trabalho começou às 14h00 e se estendeu até por volta das 15h30, no semáforo do cruzamento da Praça Bernardino de Campos com a Rua Comendador João Cintra.
Além da distribuição de folders, cartazes com os dizeres ‘Na faixa a prioridade é sempre do pedestre’, ‘Reduza a velocidade na faixa’, ‘Respeite o tempo de travessia’ e ‘Pratique a civilidade’ também foram exibidos aos motoristas e pedestres.
“Toda faixa de pedestre é um sinal de respeito”, explicou o presidente do Consetran, Alessandro Fróes, presente na campanha ao lado do secretário do órgão municipal, Maurício Nunes de Mattos. “Fizemos a entrega de folders com uma abordagem mais direta e profunda junto às pessoas”, disse.
Entre as dicas oferecidas, principalmente aos pedestres, os agentes que participaram do trabalho de orientação informaram sobre a necessidade de evitar distrações com fones de ouvido e celulares, atravessar sempre na faixa de segurança e caminhar pela calçada.
“Recebemos uma devolutiva muito positiva de que ações desse tipo devem ser repetidas mais constantemente”, confirmou Fróes, que elogiou a união de forças em torno de um trânsito mais seguro.
“Futuramente pretendemos coordenar novas campanhas bem pontuais, direcionadas aos motociclistas, para que baixem as viseiras do capacete quando estiverem em trânsito, bem como aos motoristas, sobre o uso do cinto de segurança nos bancos da frente e de trás e ainda para que evitem falar ao celular quando estiverem na direção do veículo”, completou.
A mobilização foi acompanhada pelo diretor do Detran-SP em Itapira, Eduardo Vigato; pela comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Patrícia Zacariotto; e ainda pela responsável pelo Departamento de Trânsito, Taís Lavasso.