Entre as ações debatidas estão mutirões de limpeza e campanhas de conscientização (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Na manhã da última sexta-feira (9), representantes de diversas secretarias e departamentos municipais se reuniram para discutir estratégias de combate à dengue em Itapira. 

O vice-prefeito Mário da Fonseca (União) e o secretário de Governo Sandro Cesar Oliveira Almeida lideraram o encontro, ao lado da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica.

O tema ganhou relevância nacional devido ao aumento dos casos, com o Ministério da Saúde alertando para a possibilidade de até 4,2 milhões de casos no país este ano. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou uma mobilização nacional contra a dengue diante desse cenário.

Em Itapira, o boletim divulgado na última sexta-feira registrou 67 casos positivos da doença, com 40 novos casos na última semana.

O bairro Jardim Raquel lidera em número de casos, totalizando 17. Em seguida, vêm os bairros Vila Vieira e Cubatão, ambos com oito casos. Jardim Magali fica em terceiro lugar, com cinco casos.

Para enfrentar a situação, além de campanhas de conscientização, a Prefeitura planeja realizar mutirões de limpeza nos bairros, removendo possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As datas e locais dos mutirões serão divulgados em breve.

“Estamos com equipes bloqueando criadouros, principalmente nas regiões com mais casos, e a partir de quinta-feira voltaremos com as ações de nebulização com máquina costal”, disse a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário Cipola. 

É fundamental que a população contribua no combate à dengue, adotando medidas como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar areia nos vasos de plantas e evitar o acúmulo de sucatas e entulhos que possam acumular água parada.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, mal-estar, dores atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. 

O atendimento prioritário está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante a semana e no Pronto Socorro do Hospital Municipal nos períodos noturnos, finais de semana e feriados.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui