Nova ação ambiental beneficiou Ribeirão da Penha (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Nova ação ambiental beneficiou Ribeirão da Penha (Divulgação)
Nova ação ambiental beneficiou Ribeirão da Penha (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

As águas Ribeirão da Penha receberam, nesta quinta-feira (29), 200 novos alevinos de Lambari e de Curimbatá.

Além disso, técnicos da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e membros da Patrulha Ambiental da DPBEA (Divisão de Proteção e Bem Estar Animal) também promoveram o plantio de mudas nativas às margens do curso d’água que abastece a cidade.

A ação teve por objetivo conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade. Nos anos 90, o Dia Mundial da Biodiversidade Biológica era celebrado em 29 de dezembro, mas a data foi alterada para 22 de maio no ano 2000. O que não impediu que as ações continuassem sendo reforçadas ao longo de todo o ano.

Plantio abrangeu áreas de mata ciliar (Divulgação)
Plantio abrangeu áreas de mata ciliar (Divulgação)

As espécies de peixes escolhidas fazem parte da biota nativa da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, à qual o Ribeirão da Penha pertence, e que estão com suas populações reduzias em virtude da pesca predatória. “O objetivo principal é proporcionar subsídios para que a população compreenda a importância da biodiversidade em nossas vidas, do consumo responsável da água e dos peixes, preservação dos rios córregos e das matas ciliares e arborização”, comentou o biólogo da Sama, Anderson Martelli.

Participaram ainda da soltura dos peixes e do plantio das árvores o técnico ambiental Fábio Alexandre Giovelli e os membros da DPBEA Rogério Oliveira e Flávio Olbi. “Podemos dizer que as ações enfatizadas neste dia são apenas o começo de muitas outras que desenvolveremos em 2017, não apenas para o bem estar do cidadão itapirense, mas para que esse aprendizado seja difundido para outros segmentos de nossa sociedade”, acrescentou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira.