Publicidade - Anuncie aqui também!
Policiais desceram escadarias com motocicletas
Policiais desceram escadarias com motocicletas
Publicidade - Anuncie aqui

Policiais militares que compõem equipe de Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) em Itapira e região iniciaram, na última quarta-feira (09), um treinamento de especialização e atualização em pilotagem de motos.

As atividades, abrigadas em Itapira, seguem até sexta-feira (11). O curso teve início com aulas teóricas na sede da 3ª Companhia da Polícia Militar, ministradas a 22 policiais que atuam nas oito cidades abrangidas pelo 26º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), baseado em Mogi Guaçu. Além de PMs das duas cidades já citadas, passam pelo treinamento soldados de Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Santo Antonio de Posse, Holambra, Jaguariúna e Pedreira.

Depois disso, os policiais passaram a ser envolvidos em atividades práticas em uma empresa desativada em Itapira, bem como em locais de difícil acesso para motos. Entre eles, as escadarias do Parque Juca Mulato. As aulas acontecem a cargo do instrutor de pilotagem José Luiz de Lima, 52, da Escola de Pilotagem Z Motocross Racing School, de Bragança Paulista (SP).

A piloto e competidora de motocross Maristela Zago participa do treinamento oferecendo suporte, com demonstrações práticas de manobras arriscadas. “Nosso método envolve a mesma técnica utilizada nas competições. A ideia é aplicar essas técnicas nas ruas, no patrulhamento ostensivo dos policiais, de uma forma padronizada que vai resultar na eficiência das atividades”, comentou o instrutor.

O major Mello Araújo, coordenador operacional do 26º BPM/I, informou que o treinamento às equipes de Rocam já era devido desde que o Grupamento de Força Tática foi contemplado com cursos especializados, há dois meses. “É uma forma de aprimorar a técnica e deixar uma única doutrina de atuação. Embora cada cidade tenha suas equipes de Rocam, de vez em quando elas se unem para operações conjuntas em uma só localidade”, frisou.

De acordo com ele, um dos objetivos do curso é potencializar o combate aos criminosos que atuam sobre duas rodas. “A ideia é aumentar e melhorar o policiamento com vistas aos roubos cometidos por criminosos com motocicletas, bem como retirar das ruas as motos irregulares, que geralmente são usadas nessas ações, com vistas a melhorar a qualidade da segurança pública na cidade”, destacou.

Rocam passa por treinamento especial em Itapira
Rocam passa por treinamento especial em Itapira