Problema atingiu bombas do Saae e causou falta de água
Publicidade - Anuncie aqui também!
Problema atingiu bombas do Saae e causou falta de água
Problema atingiu bombas do Saae e causou falta de água
Publicidade - Anuncie aqui

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) confirmou problemas relacionados ao abastecimento de água em algumas regiões de Itapira.

A informação foi divulgada pela Prefeitura por volta das 21h25 desta terça-feira (14). Durante todo o dia, o Itapira News recebeu reclamações de moradores de vários bairros versando sobre a interrupção no fornecimento de água.

Em pelo menos um dos casos em que não faltou água, a mesma apresentava coloração anormal. A situação fez com que um cidadão, morador na Santa Cruz, enviasse um vídeo ao Itapira News. O problema também gerou comentários sobre suposto racionamento na cidade.

Segundo a Prefeitura, o abastecimento deverá ser normalizado dentro de poucas horas. “O problema, que foi verificado em alguns pontos da cidade, aconteceu porque o Saae recebeu em sua estação de tratamento uma água de qualidade muito ruim, extremamente barrenta e com outros sedimentos, que provocou problemas no sistema de filtros e bombas”, afirmou o prefeito José Natalino Paganini, depois de conversar com o presidente da autarquia, José Armando Mantuan.

Segundo o Saae, o problema ocorreu acima da captação de água, com o recebimento de detritos e barro, possivelmente oriundo de áreas de extração de areia ou de argila, agravado pela menor vazão do Ribeirão da Penha em vista da falta de chuvas. Com a chegada desta água ao sistema de tratamento, houve comprometimento momentâneo de filtros e bombas, que precisaram ser limpos e reparados. Com isso, houve a interrupção, durante algum tempo, do tratamento de água. Como resultado de um efeito cascata, isso levou a um período de desabastecimento de alguns reservatórios da cidade.

Como um dos períodos de maior consumo de água é o final da tarde, a população sentiu o problema apenas no início da noite. “O Saae trabalhou rapidamente para voltar a operar normalmente, o que é mais uma prova de sua eficiência”, defendeu o prefeito. Segundo a autarquia, o sistema já funciona corretamente e o abastecimento nas casas se normalizará dentro de poucas horas.

VISTORIA

Nesta quarta-feira (15), o município receberá técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que deverão vistoriar o Ribeirão da Penha no trecho entre Itapira e Serra Negra, fiscalizando também pontos de retirada de areia e de argila.

Na quinta-feira, chegarão ao município técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão estadual, que deverão verificar o Ribeirão da Penha acima da captação, buscando pontos de retirada de água para irrigação. “A regularização destes pontos e o fechamento dos pontos irregulares ajudará a aumentar a vazão no Ribeirão da Penha, melhorando ainda mais as condições de captação e, por consequência, de abastecimento”, informou a administração municipal.

Publicidade - Anuncie aqui