Publicidade - Anuncie aqui também!
– conteúdo publicitário –
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira) vem realizando desde o mês de agosto, um importante trabalho de limpeza e manutenção de todos os reservatórios de água da cidade, operação esta que vai se prolongar até o mês de dezembro.
Trata-se de uma exigência dos órgãos de saúde prevista nas ações do SAAE, realizada em uma periodicidade máxima a cada 2 anos. O trabalho exige da equipe de manutenção muita perícia para a retirada, após o processo de esvaziamento, de resíduos que ficam acumulados no piso e também para a aplicação de cloro e limpeza com jato d’água nas paredes dos reservatórios.
O SAAE de Itapira dispõe de uma rede de reservatórios com capacidade de armazenamento
de até 1.250.000 (um milhão e duzentos e cinquenta mil) litros. Concluído o processo, o qual, conforme a capacidade de armazenamento pode demandar até cinco horas de trabalho ininterrupto, o reservatório é abastecido novamente para nova ação de eliminação de seu conteúdo visando a exclusão final de toda e qualquer tipo de impureza.
A etapa seguinte, consiste na dispersão da água que voltará a abastecer a área de cobertura que gravita em torno deste reservatório e, dada a pressão com que ela retorna à tubulação, via de regra, pode levar por um curto período de tempo para as torneiras água com  coloração fora dos padrões normais. Isso ocorre devido à pressão que acaba realizando uma espécie de limpeza na própria rede.
Preparativos
Nos preparativos para o trabalho de limpeza e manutenção dos reservatórios existe ainda um planejamento minucioso objetivando diminuir ao máximo a possibilidade de que uma determinada região da cidade fique desabastecida, ainda que por um curto período.
Isso se dá com o remanejamento das diversas redes. Quando isso não se mostra possível, aí sim, o fornecimento acaba sendo cortado momentaneamente, com o cuidado de que a comunidade afetada seja avisada com antecedência dos trabalhos que serão realizados.

Próximas etapas – Resta ainda o trabalho de limpeza de dois importantes setores,
já agendados para ocorrer nos meses de outubro, novembro e dezembro. Anote
os locais e respectivas datas:
09/10 – RESERVATÓRIO I DA VILA ILZE
30/10 – RESERVATÓRIO II DA VILA ILZE
20/11 – RESERVATÓRIO I DO JARDIM SANTA BÁRBARA
04/12 – RESERVATÓRIO II DO JARDIM SANTA BÁRBARA

EVITE DESPERDÍCIO
O SAAE lembra ainda toda a população que a partir de agora, quando ocorre uma grande elevação da temperatura, o consumo de água aumenta sobremaneira. A recomendação é de que a população de uma forma geral use de forma responsável a água consumida, evitando desperdício.
Para mais esclarecimentos e reclamações, o consumidor tem à sua disposição o telefone 0800-7700195 (ligação gratuita). O atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00, na Rua Rui Barbosa, 918, Centro. O telefone é o (19) 3913-9500.