Equipamentos servem para monitorar e controlar perdas nas redes de distribuição (Divulgação)

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira concluiu a instalação de
mais dois macromedidores nas redes de distribuição dos setores da Vila Penha do Rio do
Peixe e do Bairro dos Prados.]

A principal função dos equipamentos é de permitir a gestão para redução e controle de perdas.

O serviço faz parte do projeto financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que consiste na instalação de cinco macromedidores.

Dois já foram instalados nas adutoras que atendem as regiões alta e baixa do centro da cidade. O quinto equipamento ainda terá o procedimento agendado e será instalado na rede que atende o Parque Santa Bárbara.

Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Novaes Engenharia Sustentável, no valor de R$ 524.500,00.

O Fehidro já aprovou um novo projeto, que se encontra em processo licitatório pelo Saae, para o financiamento de mais cinco equipamentos do gênero e que permitirão medir o volume de água bruta aduzida para a ETA (Estação de Tratamento de Água) pela captação no Ribeirão da Penha e o controle do setor Vila Ilze. O investimento estimado é de R$ 796.268,35.

Mais cinco macromedidores estão sendo licitados pelo Saae (Divulgação)

A instalação destes equipamentos faz parte do projeto de ampliação do plano de redução de perdas, na qual a análise dos números permitirá que a equipe operacional efetue o dimensionamento do quanto que está sendo enviado para cada adutora e o quanto os usuários estão recebendo, bem como, neste novo contrato, o volume de água bruta captado do Ribeirão da Penha.

“É um equipamento importante para que possamos ter uma dimensão mais precisa das nossas perdas e a partir daí, adotar as medidas necessárias para reduzir esse percentual”, afirmou o presidente do Saae, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

Publicidade - Anuncie aqui