Inadimplência atinge milhões de brasileiros (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O número de brasileiros reincidentes na inadimplência – que pagam as dívidas atrasadas e, após 12 meses, voltam a ficar com o nome sujo – aumentou.

De janeiro a maio, o grupo representava 27% do total de inadimplentes. No mesmo período de 2018, eram 24,9%. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil.

Para quem se enquadra nesta pesquisa e para todos os que estão tentando manter o orçamento positivo, o docente do Senac Itapira Adriano Santini lista algumas dicas para ajudar o consumidor.

Confira:

 

1)    Saiba para onde seu dinheiro está indo. Tenha controle até dos centavos.
2)    Não gaste mais do que ganha.
3)    Livre-se das tentações. Antes de comprar algo pare por 10 segundos e pergunte a si mesmo se você realmente precisa daquilo e quais benefícios reais irá te trazer.
4)    Em tempos difíceis, sacrifícios são necessários. Que tal cortar supérfluos e procurar produtos mais em conta?
5)    Evite ao máximo pegar empréstimos ou ficar devendo para instituições financeiras.
6)    Esqueça o cartão de crédito e o talão do cheque em casa.
7)    Planeje seus gastos! Coloque todas as suas despesas numa planilha no computador e siga à risca seu planejamento.

 

Segundo Adriano, as planilhas são excelentes ferramentas para ajudar o consumidor a economizar e controlar seus gastos. “Elas auxiliam o usuário a saber se ele realmente está no caminho certo para alcançar suas metas financeiras. Existem recursos e fórmulas que possibilitam automatizar os cálculos financeiros para todo orçamento em todos os meses do ano, permitindo que os dados sejam inseridos e os resultados exibidos instantaneamente, inclusive, com gráficos e relatórios, levando a uma análise rápida e eficaz dos resultados”, explica.

O docente disponibilizou uma planilha de orçamento doméstico para aqueles que desejam iniciar o segundo semestre de 2019 com organização financeira. Basta baixar o documento no endereço: http://bit.ly/2MUJYcp.

E, para quem quer se aprofundar nas planilhas, o Senac Itapira está com inscrições abertas para o curso Excel 2016 – avançado. Para mais informações, procure diretamente a unidade ou consulte o Portal Senac: www.sp.senac.br/itapira.