publicidade - anuncie aqui
A última quarta-feira, dia 20 de março, marcou a primeira década da morte do itapirense Hideraldo Luis Bellini, capitão da Copa do Mundo de 1958. Ele morreu em 2014, aos 83 anos de idade, em razão de uma encefalopatia traumática crônica.
Capitão Bellini, como ficou conhecido, nasceu em Itapira em 7 de junho de 1930. Iniciou sua trajetória no futebol em 1946, jogando pela Sociedade Esportiva Itapirense.
Três anos depois foi para a Esportiva Sanjoanense, time no qual permaneceu até 1951. Um ano depois, acertou transferência para o Vasco da Gama (RJ), onde ficou até 1963.
Jogou ainda no São Paulo de 1963 a 1968 e, na sequência, no Athlético Paranaense, encerrando a vida nos campos em 1969. O zagueiro disputou três Copas do Mundo.
A primeira em 1958, na Suécia, quando o Brasil foi campeão e Bellini, capitão da equipe canarinho, eternizou o gesto de levantar a taça sobre a cabeça após a conquista do título.
Depois ainda jogou nos mundiais de 1962 (Chile), quando a Seleção Brasileira foi bicampeã, e 1966 (Inglaterra). Antes de falecer, Bellini passou cerca de 10 anos com Alzheimer.
Seu corpo foi velado em duas cerimônias: a primeira na capital paulista, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, e depois em Itapira, no Ginásio de Esportes ‘Benedito Alves de Lima’ (Itapirão).
Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal da Saudade. Depois da sua morte, a partir de um exame realizado no cérebro do jogador, foi constatado que ele sofria da doença conhecida como ‘síndrome do pugilista’, tendo como provável causa as inúmeras cabeçadas que o ex-zagueiro desferiu durante a carreira.
-
HOMENAGENS
Em Itapira, quem chega à cidade pela Avenida Armando Salles de Oliveira se depara com uma estátua do Capitão Bellini em meio ao canteiro central da via. Na cidade natal, o Centro Esportivo e de Lazer situado no Jardim Magali também recebe seu nome.
Os 10 anos do falecimento do ídolo foram lembrados pelo Globo Esporte, da TV Globo, com uma matéria especial – assista abaixo. O São Paulo Futebol Clube e o Vasco da Gama também divulgaram notas.
Publicidade - Anuncie aqui