Zé Alair deixa comando da SAMA (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira, José Alair de Oliveira, foi exonerado do cargo. Ele foi comunicado da decisão pelo próprio prefeito José Natalino Paganini (PSDB) no final da tarde da última segunda-feira (19).

A Prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. A motivação para a exoneração teria sido a necessidade de corte de despesas. ‘Zé Alair’, como é popularmente conhecido, estava no alto escalão da Prefeitura desde o primeiro mandato do atual prefeito. Entrou como diretor da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e, logo depois, teve o cargo elevado para status de secretário.

Após a reeleição de Paganini, em 2016, foi mantido à frente da pasta. Antes disso, o médico veterinário e pecuarista também assumiu, no lugar do prefeito, a função de presidente do CEMIL (Consórcio Intermunicipal Pró-Estradas).

A saída Zé Alair representa a sexta baixa no alto escalão de Paganini neste segundo mandato. Antes de Oliveira, já deixaram o Governo os secretários de Obras e Planejamento (Marcos César Mello de Almeida), de Administração (Firmino Sanches Filho), de Saúde (Rosa Ângela Iamarino), de Governo (Luciano Semensato) e de Negócios Jurídicos e Cidadania (Antônio Maciel Claret dos Santos).

A reportagem tentou contato telefônico com o agora ex-secretário diversas vezes na manhã desta terça-feira (20), mas as ligações não foram completadas. Segundo apurado, o servidor concursado e biólogo da SAMA, Anderson Martelli, deve responder interinamente pelo comando da pasta.

Considerado “companheiro” no grupo político liderado pelo deputado Barros Munhoz (PSDB) em Itapira, Zé Alair foi candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2004, quando perdeu o pleito para Antônio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, também seria reeleito em 2008.

Durante a primeira gestão à frente da SAMA, coordenou a implantação da Feira Noturna que acontece às quartas no Mercado Municipal – uma de suas medidas mais elogiadas. Também foi presidente da APRI (Associação de Produtores Rurais de Itapira) e do Sindicato Rural Patronal de Itapira, além de integrar o comitê de coordenação do Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas).

Durante quatro anos também presidiu a Comissão Organizadora da Festa do Peão de Itapira e, por três mandatos, foi presidente do diretório itapirense do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). A portaria oficializando a exoneração deverá ser publicada até a próxima sexta-feira (23) no Jornal Oficial de Itapira.