Vacinação tem etapa mais intensa neste sábado (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Vacinação será novamente interrompida (Arquivo)
Vacinação será novamente interrompida (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira informou que o segundo lote de vacina contra a Influenza H1N1 ainda não foi suficiente para atender a demanda de pacientes e acabou em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

O lote, que chegou à cidade na última terça-feira (3), tinha 5.700 doses. O primeiro lote, com a mesma quantidade, terminou no primeiro dia de vacinação, sábado (30). De acordo com nota emitida pela Prefeitura, como a Divisão de Vigilância Epidemiológica já havia distribuído todo o estoque entre as Unidades Básicas de Saúde, o reabastecimento só poderá normalizado a partir da próxima segunda-feira (9), quando chega o terceiro lote.

“A DRS (Diretoria Regional de Saúde) de São João da Boa Vista só vai liberar um novo lote para Itapira nessa sexta-feira, mas ainda não sabemos a hora. Portanto, só conseguiremos normalizar tudo na segunda”, esclareceu a chefe da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário Cipola.

Ainda de acordo com ela, mais 7.500 doses devem ser encaminhadas ao município. A vacina contra a Influenza é enviada pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde, que são responsáveis pelo encaminhamento às Diretorias Regionais de Saúde. Itapira faz parte de uma área administrativa que conta com outras 23 cidades.  A segunda leva de vacinas, com a mesma quantidade, começou a ser aplicada na quarta-feira (4) de manhã e voltou a se esgotar em pouco mais de 24 horas. Municípios de toda a região enfrentam o mesmo problema, com poucas doses e alta procura da população pertencente aos grupos prioritários.