A Prefeitura de Itapira informou que as ações de segurança pública serão intensificadas em todas as escolas em razão das ameças de novos ataques nesta quinta-feira (20).
Segundo a administração, os detalhes de uma ação integrada foram discutidos em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (19) entre o prefeito Toninho Bellini (PSD), o vice-prefeito Mário da Fonseca (União) e a secretária municipal de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, com autoridades de segurança.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com a presença da comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Patrícia Zacariotto; o comandante da Polícia Militar em Itapira, Capitão Vinícius Zampollo; a delegada Gisele Barbosa Castello e a investigadora chefe do SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Itapira, Lígia Petri; e o coordenador do COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM, Rodrigo Pierozzi.
“O assunto foi tratado devido à circulação de mensagens de possíveis ataques envolvendo escolas de várias cidades e estados brasileiros. O chefe do Executivo solicitou um trabalho em conjunto entre as corporações para que a segurança das crianças e adolescentes seja prioritária no município”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.
- REFORÇO
Ainda segundo divulgado pela Prefeitura, a GCM irá trabalhar com o efetivo dobrado nesta quinta-feira, com presença de guardas nas escolas. A PM também garantiu que irá intensificar o patrulhamento nas imediações das escolas.
A Polícia Civil também vem trabalhando fortemente nas investigações de qualquer informação sobre eventuais ameaças e ataques. A Prefeitura ainda voltou a destacar que o aplicativo Guardião Escolar, popularmente cohecido como ‘botão do pânico’, já está em funcionamento em todas as escolas municipais e também em algumas entidades, escolas estaduais e particulares que solicitaram o serviço.
“Temos, atualmente, 287 câmeras monitorando 24 horas por dia as escolas municipais e a nossa equipe de inteligência está preparada para atender a todas as solicitações. Nosso objetivo é que todas as escolas, de todas as esferas da cidade, sejam atendidas pelo aplicativo Guardião Escolar. Por isso é muito importante que todos estejam engajados conosco”, disse o prefeito.
Já a secretária de Educação enfatizou a importância de um trabalho em conjunto com os funcionários das escolas e também com as famílias. “É necessário que todos trabalhem em conjunto para que nossas escolas continuem sendo um lugar de aprendizado, proteção e tranquilidade para nossas crianças e adolescentes. Estamos certos de que todos estão protegidos e acolhidos em nossa cidade”, afirmou.