Dispositivo sofrerá alteração nesta quinta-feira (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O semáforo que controla o fluxo de veículos no cruzamento da Avenida dos Italianos com a Rua Embaixador Pedro de Toledo sofrerá alterações em seu sistema a partir desta quinta-feira (8).

Depois de operar por três anos e meio em sistema de duas fases, o dispositivo agora receberá um controlador trifásico em caráter experimental. Desta forma, não haverá mais a proibição de conversão à esquerda para quem trafega pela Avenida dos Italianos em ambos os sentidos.

A manobra à esquerda continuará vetada para quem transita pela Rua Embaixador Pedro de Toledo. Esta foi a forma que o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social encontrou para reduzir os índices de infrações às regras do cruzamento, que provocam riscos de colisões e atropelamentos no local já conhecido pelo histórico de acidentes graves.

“Após análise no cruzamento semafórico foi constatado grande quantidade de irregularidades no trânsito local. Hoje não são permitidas as conversões para a esquerda em ambos os cruzamentos e o desrespeito com a sinalização e leis de trânsito vem ocasionando riscos de colisões e atropelamentos, inúmeras infrações de são realizadas no local. Para obtermos uma solução e diminuir esse índice, vamos testar a operação de um semáforo trifásico”, explica o diretor de Trânsito, Rafael Batista.

De acordo com ele, o controlador de três fases permitirá que o condutor que trafega pela Avenida dos Italianos realize a conversão à esquerda sem que haja confronto com a outra faixa de rolamento. “Ressaltamos a necessidade de máxima atenção de pedestres, ciclistas e dos motoristas, pois a via é de grande fluxo por se tratar de local com ciclofaixa e calçada utilizada para exercícios de caminhada e corrida”, complementou Batista.