Publicidade - Anuncie aqui também!
Dispositivo já está pronto pra funcionar
Dispositivo já está pronto pra funcionar
Publicidade - Anuncie aqui

O semáforo que visa disciplinar o trânsito no cruzamento entre a Avenida dos Italianos e a Rua Embaixador Pedro de Toledo, no Cubatão, foi instalado na última quinta-feira (24). Apesar disso, o equipamento ainda não entrou em operação, já que aguarda a liberação do ponto de energia – procedimento que deve ser feito pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

A instalação do equipamento começou na quarta (23) com fixação dos postes e hastes que sustentação dos dispositivos. No dia seguinte, os semáforos foram colocados, com toda a ligação da rede sendo preparada. “Agora, só falta a CPFL ligar a energia. Acredito que no início da semana o semáforo já comece a funcionar”, frisou na manhã de sábado (26) o secretário municipal de Defesa Social, Clayton Ribeiro.

O procedimento, de acordo com ele, é burocrático. “O Departamento de Engenharia da Prefeitura precisou fazer um croqui de toda a instalação dos semáforos e do local”, disse. Entretanto, segundo Ribeiro, que também coordena o Departamento de Trânsito, o assunto corre conforme o previsto. “Esperávamos ligar esse semáforo nos próximos dias mesmo. O que aconteceu é que a empresa (que forneceu o equipamento) se antecipou, mas tudo está dentro da normalidade”, explicou.

O novo semáforo foi adquirido pelo município, via licitação, por R$ 38,1 mil. A empresa vencedora do certame foi a JSM Engenharia e Sinalização. O cruzamento é considerado um dos mais perigosos do município. A Embaixador Pedro de Toledo atua como principal ligação entre o Centro e a região do Cubatão; enquanto que a Italianos serve como rota preferencial de motoristas que se deslocam entre a região dos Prados e do Jardim Soares, Vila Izaura e adjacências.

Com a restrição viária colocada em prática no início deste ano, o tráfego de caminhões na avenida também cresceu muito, aumentando ainda mais os riscos. O movimento no local é grande durante todo o dia, com picos de congestionamento durante os dias úteis, principalmente entre 17h00 e 19h00. Será o terceiro semáforo digital da cidade. O primeiro funciona na Vila Ilze e, o segundo, no Centro. O novo sistema vai operar em duas fases, alternando a interrupção do fluxo em cada via. O equipamento é dotado de temporizador, que exibe o tempo decrescente para abertura ou fechamento do sinal.

TÚNEL

Na quarta-feira, quando a instalação do semáforo teve início, o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) foi ao local. Ao lado de Ribeiro, ele acompanhou parte dos trabalhos e lembrou que a construção de um túnel no local também é planejada. A obra, inclusive, consta em seu plano de governo, apresentado durante as eleições de 2012 – da qual saiu vitorioso. O prefeito garantiu que o projeto está em fase de captação de recursos.