Novo dispositivo vai regular fluxo em cruzamento perigoso
Publicidade - Anuncie aqui também!
Novo dispositivo vai regular fluxo em cruzamento perigoso
Novo dispositivo vai regular fluxo em cruzamento perigoso
Publicidade - Anuncie aqui

Começou na tarde desta quarta-feira (23) a instalação de um novo semáforo no município. O dispositivo deverá começar a funcionar dentro de alguns dias no cruzamento entre a Avenida dos Italianos e a Rua Embaixador Pedro de Toledo.

A instalação de um dispositivo de controle de tráfego no local foi anunciada com exclusividade pelo Itapira News em junho. Agora, quase dois meses depois, o equipamento passará a operar em um dos pontos mais arriscados do trânsito itapirense.

Os trabalhos começaram com a instalação dos postes e hastes de sustentação dos dispositivos. Os semáforos serão instalados na manhã desta quinta-feira (24). Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Clayton Ribeiro, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já foi oficiada para que libere a energia na caixa de comando do sistema, instalada em um poste próximo ao cruzamento.

Somente depois que isso for feito é que o novo semáforo começará a funcionar. Acompanhado de membros do Departamento de Trânsito e com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), que controlaram o fluxo de veículos; Ribeiro acompanhou parte das obras iniciais.

Será o terceiro semáforo digital da cidade. O primeiro funciona na Vila Ilze e, o segundo, no Centro. O novo sistema funcionará em duas fases, alternando a interrupção do fluxo em cada via. O equipamento é dotado de temporizador, que exibe o tempo decrescente para abertura ou fechamento do sinal.

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) também esteve no local e lembrou que a construção de um túnel no local também é planejada. A obra, inclusive, consta em seu plano de governo, apresentado durante as eleições de 2012, da qual saiu vitorioso. De acordo com ele, o projeto está em fase de captação de recursos.

O cruzamento entre a Avenida dos Italianos e a Rua Embaixador Pedro de Toledo é conhecido pelo grande movimento durante todo o dia, com picos de congestionamento no final da tarde. Também é palco de constantes acidentes de trânsito e funciona como uma das principais ligações entre a região central e o populoso bairro do Cubatão, além de servir de rota principal para quem se desloca entre as regiões dos Prados e da Rodoviária, por exemplo.