Oficina de abayomi é um dos destaques da programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Década Internacional de Afrodescendentes, declarada de 2015 a 2024 pela a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), será tema da Semana Senac de Inclusão e Diversidade que chega à unidade de Itapira. Serão três atividades com reflexões sobre diversidade, preconceito e inclusão social.   A programação começa nesta terça-feira (17) e segue até o próximo dia 28.

No primeiro dia, das 19h00 às 21h00, será realizada a Oficina de Abayomis, que são bonecas feitas apenas com retalhos de pano e sem nenhuma costura, apenas com nós ou tranças. Os participantes irão aprender a confeccionar com os tradicionais tecidos e, no final, irão utilizar materiais recicláveis. O encerramento no dia 28 contará com apresentação da Rádio Sucata, com contação de história acompanhada por sons de instrumentos musicais. Serão apresentadas histórias de origem africana, voltadas para o público infantil, mas abertas a pessoas de qualquer idade.

A Década Internacional de Afrodescendentes tem por objetivo reforçar a cooperação em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. Segundo Regina Paulinelli, coordenadora da área de tecnologias sociais e desenvolvimento humano do Senac São Paulo, as atividades reforçam os principais objetivos da ação idealizada pela ONU, entre elas: promoção de maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades.

“O objetivo é promover momentos de sensibilização e diálogo entre vários atores sociais, a fim de influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos e todas”, sintetiza.  A Semana Senac de Inclusão e Diversidade acontece em 23 unidades da instituição no Estado de São Paulo. Serão mais de 130 atividades – oficinas de bonecas abayomi, turbantes africanos, espetáculos teatrais, rodas de capoeira, maracatu, exposições, palestras, saraus e mesa-redonda. O evento é gratuito e destinado ao público em geral. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeinclusao 

Semana Senac de Inclusão e Diversidade

Data: 17 e  28 de outubro

Local: Senac Itapira – Praça Bernardino de Campos, 150 Centro

Inscrições e programação: www.sp.senac.br/semanadeinclusao

Gratuito