Coral Cidade de Itapira integra programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Coral Cidade de Itapira integra programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

O palco do Parque Juca Mulato abriga, entre os dias 13 e 16 de abril, a primeira edição da Programação Cultural de Páscoa organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Todas as atrações são gratuitas e livres para todas as idades.

Na quinta-feira (13), às 19h30, acontece o lançamento do Projeto Cinema nos Bairros com a exibição do documentário ‘Itapira, a Linda’, com comentários do memorialista Arlindo Bellini. A sessão acontece em frente à Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’.  O filme foi produzido pela Companhia Cruzeiro Filmes do Brasil, que percorria as cidades do interior oferecendo seus trabalhos para as prefeituras municipais.

Em setembro de 1952, o engenheiro Júlio Robacio, técnico da Cruzeiro Filmes do Brasil, desembarcou em Itapira depois ter filmado as vizinhas Amparo e Serra Negra, entrando em contato com o então prefeito Antônio Caio e com diversos empresários e comerciantes locais. Segundo os jornais ‘Cidade de Itapira’ e ‘Folha de Itapira’, que circulavam na época, a filmagem seria “distribuída pelo território nacional, no programa Jornal Nacional”. A duração é de 40 minutos. Na Sexta-Feira Santa (14), a programação tem início às 18h00 com a primeira sessão da peça teatral ‘Azar do Valdemar’, que vem à cidade através do Circuito Cultural Paulista.

Estrelado por uma trupe de artistas mambembes da Cia dos Inventivos, o espetáculo conta a história do desaparecimento de Valdemar. “A companhia desenvolve informação sobre os sequestrados pelo estado policial que vigoram em nosso país, denunciando simbolicamente as inúmeras injustiças do corpo social fragmentado pela violência. O espetáculo tenta construir novas abordagens que, por meio do estético, revisem os modos como os relacionamentos humanos têm se constituído. Ao apontar as hostilidades contra o humano, os Inventivos criam mais um espetáculo-rapsódia da gente brasileira”, descreve a sinopse oficial.

A duração é de 60 minutos e a classificação é livre. Um pouco mais tarde, às 19h15, o Coral Cidade de Itapira apresenta o Concerto Sacro com as participações especiais do Quarteto de Cordas da Casa das Artes de Itapira, do pianista Luís Giovelli, do cantor Zezo Marconi, do Coral Erudito Cantus Lux de Ouro Fino e do artista Teu Di Salvi, que fará intervenções durante a apresentação. Ao término do Concerto, a Cia dos Inventivos faz a segunda apresentação da peça Azar do Valdemar, encerrando assim a programação do dia.

A programação do sábado (15), tem início às 19h00 com concerto da Banda Lira Itapirense. Às 20h30, a musicalidade tem sequência com o show MPB estrelado pelos itapirenses Flávia de Sena e BR Trio. O cronograma de atrações se encerra no domingo de Páscoa (16), pela manhã, com a apresentação do Grupo de Choro da Casa das Artes de Itapira. “Estamos pensando nessa programação há muito tempo, pois queríamos fazer algo especial para as famílias itapirenses aproveitarem junto esse feriado prolongado. Temos atrações para todos os gostos e esperamos que todos prestigiem”, comentou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan.