Unidade itapirense recebeu ambientação que inclui lettering de Karol Stefanini (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Sob o tema Mulheres na Literaturaleitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o Estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e objetiva contribuir com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos.

A programação em Itapira inclui exposições, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, que ocorrerá durante todos os dias. A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Em Itapira, estão previstas oito atividades gratuitas e abertas ao público.  Durante toda a semana haverá duas exposições culturais: Mulheres que constroem a literatura que exibirá retratos e a trajetória de 12 escritoras e Mulheres Decididas, que por meio de poesias, evidenciará o maior valor feminino, a liberdade. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.

  • Edições anteriores

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.