Ação simulou incêndio com vítimas e evacuação de prédio no Senac Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Itapira foi palco de uma ocorrência simulada de incêndio com vítimas e evacuação do prédio situado na Praça Bernardino de Campos, na região central.

O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (23) com objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho e também como um treinamento aos brigadistas e socorristas da unidade, atendendo ao que preconiza as regras do Corpo de Bombeiros.

Tudo foi organizado antecipadamente e a simulação mobilizou também órgãos externos como a Defesa Civil, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a GCM (Guarda Civil Municipal) e o próprio Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar também foi comunicada e o Departamento de Trânsito deu apoio no local. A ocorrência simulada chamou a atenção de quem passava pelo local e não sabia se tratar de um treinamento.

O roteiro definido previamente começou com um incêndio em uma sala na qual funciona um laboratório, a partir da combustão de produtos inflamáveis. A ação envolveu ainda a simulação de duas pessoas feridas – uma a partir de queda em escada e outra em decorrência da projeção do segundo piso para o jardim.

A cinemática envolveu a divisão dos grupos de socorristas e de brigadistas que atuaram na simulação da linha de combate ao fogo, nos primeiros socorros às vítimas e na adoção dos procedimentos de evacuação do prédio.

Enquanto isso, os órgãos externos foram acionados e, na chegada das viaturas, as equipes internas passaram a atuar em apoio aos agentes, sob o comando do Corpo de Bombeiros.

“Os alunos conseguiram gerenciar logisticamente a operação, trazendo para o contexto a participação dos socorristas e dos brigadistas e dos órgãos externos”, comentou o docente da área de Segurança e Saúde no Trabalho, Luis Antônio Siliano.

Siliano, ao centro, lembrou do planejamento prévio da ação (Paulo Bellini/ItapiraNews)

De acordo com ele, nas últimas semanas foram realizados treinamentos de toda a população fixa e flutuante do Senac Itapira, com revisão aos protocolos de saída, checagem de pessoas e dependências durante a evacuação.

“Também foram realizados questionários de saúde para identificar pessoas com eventuais problemas e que pudessem se sentir desconfortáveis durante a simulação, ou mesmo alguém com possíveis limitações físicas.

Todas as salas receberam orientações sobre como seria o simulado e também foram feitas reuniões com os órgãos externos. A avaliação do evento foi muito positiva, de acordo com Siliano. “Nessa ação os alunos de Segurança do Trabalho conseguiram aplicar, na prática, as diretrizes das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros”, disse.

Guedes avaliou positivamente a simulação (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Também docente da área de Segurança e Saúde no Trabalho do Senac Itapira, Augusto Cesar Guedes, lembrou que o simulado representa um estágio prático dos alunos. “É o momento que eles têm de aplicar todos os conhecimentos de forma prática e interagindo com outros órgãos”, disse.

De acordo com ele, em razão da estrutura do curso, que já prevê aulas práticas, os alunos já estavam devidamente preparados para a situação. “Mas o intuito é também demonstrar para eles qual é a atuação do profissional de Segurança do Trabalho dentro de uma empresa. Se amanhã estarão atuando em uma empresa e acontece uma emergência, eles precisarão gerenciar essa situação e acompanhar todo o desenvolvimento, inclusive com os órgãos externos”, finalizou.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui