O Maçarico-branco (calidris alba), uma das aves ameaçadas (Pick-upau/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a exposição Aves da Mata Atlântica, produzida pela Agência Ambiental Pick-upau, chega ao Senac Itapira com a exibição de imagens de 25 aves de várias famílias da avifauna, um dos biomas mais ameaçados do Planeta.

A mostra, que pode ser visitada gratuitamente de 4 a 8 de junho, já esteve em cartaz em outras unidades do Senac. “É essencial aproveitar esta data para reforçar a necessidade de se evitar mais problemas ambientais e de se preservar os recursos naturais. A mostra tem a função de sensibilizar as pessoas para valorizar as belezas da Mata Atlântica”, afirma André Mendonça da Silva, gerente da unidade.

Além das fotos, o Senac expõe oito aves, emprestada do acervo do Museu da História Natural de Itapira, que passaram por um processo conhecido por Taxidermia educativa, nome  técnico do   empalhamento de animais, realizado em espécies encontradas mortas vítimas do desmatamento, da caça, do tráfico, entre outros crimes ecológicos. O objetivo da exposição desses animais é científico e educativo. É uma forma de estudar a biodiversidade brasileira e de reflexão sobre a causa da morte deles.

Segundo José Carlos Simão Junior, biólogo do Museu, o intuito é promover a proteção do meio ambiente, bem como despertar a educação ambiental no público. “Todo o nosso acervo foi montado com doações de animais mortos de zoológicos, de criadores e de animais vítimas de atropelamentos. Expor algumas espécies no Senac é uma forma de alertar os visitantes sobre a importância da conservação da flora e da fauna. E, para complementar, a iniciativa visa combater o tráfico de animais silvestres e alertar sobre os maus tratos de bichos que estão em risco extinção criados em cativeiros, com exibição de pássaros engaiolados e suas consequências. Mais uma forma de sensibilizar e despertar no público uma reflexão sobre o tema”, afirma.

A exposição acontece no saguão de entrada da unidade, localizada na Praça Bernardino de Campos, 150, no Centro, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00.

Exposição Aves da Mata Atlântica

Data: de 4 a 8 de junho de 2018
Local: Senac Itapira
Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150, Centro – Itapira/SP
Informações: www.sp.senac.br/itapira

Entrada gratuita