Senac oferece opções na área de tecnologia da informação (Ilustração)
Senac oferece opções na área de tecnologia da informação (Ilustração)
Senac oferece opções na área de tecnologia da informação (Ilustração)

Segundo a consultoria IDC existe atualmente no Brasil um déficit de cerca de 39,9 mil profissionais de tecnologia e, até 2015, esse número deve crescer para 117 mil vagas.

De acordo com a pesquisa, essa carência de recursos humanos se deve especialmente a três fatores: rápida expansão das empresas de infraestrutura e tecnologia do país; adoção acelerada de serviços de TI pela iniciativa privada e pelo setor público; e a ocorrência da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016.

O Senac Itapira oferece opções de cursos na área de tecnologia da informação. Destaque para os cursos Montador e Reparador de Computadores, Excel 2013 Avançado e o Técnico em Informática. Os cursos oferecem vagas de bolsas de estudo.

Segundo Antonio Carlos Paganini, docente da área do Senac Itapira, o setor de TI no Brasil está muito aquecido, vivendo o seu melhor momento nos últimos tempos, mas a falta de profissionais especializados é um fator preocupante para as empresas.  “Muitas destas vagas não deverão ser preenchidas, devido à falta de qualificação técnica dos profissionais. O mercado está exigindo mão-de-obra qualificada, com conhecimentos muito específicos dos profissionais, neste caso garantindo bons salários, até mesmo acima da média para o setor”, explica.

Com carga horária de 160 horas, tem a capacitação Montador e Reparador de Computadores tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, reparar e configurar dispositivos de hardware, além de instalar e configurar sistemas operacionais e software aplicativos, de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Já para quem procura se especializar em aplicativos tem o curso Excel 2013 Avançado, que capacita o aluno a criar planilhas, partindo da análise de necessidades específicas, buscando otimizar importação e consultas à base de dados, e elaboração de relatórios, visando agilizar os processos de trabalho. Carga horária: 39 horas.

Além disso, a unidade oferece também o Técnico em Informática em que o aluno aprende a montar e a fazer a manutenção de microcomputadores, a instalar e configurar redes, a desenvolver sistemas e websites. Ao concluir o curso, o participante torna-se capacitado para atuar em diversos setores da área de tecnologia da informação.

O curso fazem parte da Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. Para participar do processo seletivo, é preciso ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais, não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsa na instituição e não ter evadido ou sido reprovado por faltas nos últimos dois anos como bolsista do Senac São Paulo. O candidato deve apresentar RG, que pode ser enviado pelos Correios ou entregue pessoalmente na unidade. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição no portal www.sp.senac.br/bolsasdeestudo.

Montador e Reparador de Computadores

Início: 18 de fevereiro de 2014

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30

Excel 2013 Avançado

Início: 24 de fevereiro de 2014

Horário: às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas

Técnico em Informática

Data: 18 de fevereiro de 2014

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30

  • Local: Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, nº 150 – Centro
Informações e inscrições: na unidade ou pelo site www.sp.senac.br/itapira

 

Publicidade - Anuncie aqui