Evento online aconteceu nos dias 13 e 14 de maio (Reprodução)

Dois servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapira participaram de um treinamento virtual de Coleta de Dados do Turismo.

O evento foi promovido nos dias 13 e 14 de maio pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os servidores, Ezequiel Barel Filho e Renata Basiotti Ramil, se reuniram em sala online para acompanhar a capacitação conduzida pelos técnicos Fábio Montanheiro e Luciana Derze.

A ação abordou métodos de pesquisa de campo, coleta de dados que demandem entrevista presencial e coleta de dados públicos sobre o turismo.  O monitoramento de dados no turismo é atividade da maior importância no auxílio à avaliação do desenvolvimento do turismo no município, assim como grande aliado na tomada de decisões e construção de políticas públicas.

“Recebemos muitas informações importantes e a troca de experiências com outros municípios também foi muito boa. Percebemos também que o trabalho que estamos realizando no município nos coloca no caminho certo”, avaliou Barel Filho.

Ele também destacou o fato de como esses dados podem ser usados a favor do Turismo na cidade e também em outras áreas. “Isso tudo pensando na retomada do Turismo pós-Covid”, complementou.

“O curso é importante, pois apresenta ferramentas que facilitarão a coleta e análise das informações de forma rápida e organizada”, comenta Fábio Montanheiro, coordenador do Ciet.

Para Vinícius Lummertz, secretário de Turismo do Estado, os treinamentos começam em um momento adequado: “Estamos no início de um ciclo de quatro anos das administrações municipais e, além disso, em muitas cidades houve uma troca das equipes. Hoje, por conta da pandemia, não devemos viajar, mas a padronização na coleta e o tratamento desses dados serão importantes para a retomada que, com a vacinação evoluindo, deverá ser forte”.

Publicidade - Anuncie aqui