publicidade

O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira (29) em Itapira, dando lugar à transmissão digital dos canais. Desta forma, os televisores analógicos, que ainda não são dotados com receptores internos da frequência digital, não mais sintonizarão as transmissões de várias emissoras. Quem ainda não possui equipamento com recepção digital pode adaptar o aparelho com um com kit contendo conversor e antena – que em alguns casos é distribuído gratuitamente pelo Governo Federal.

Em Itapira, dos 10 canais abertos disponíveis atualmente, somente dois vão operar já na frequência digital a partir do primeiro dia do novo sistema: EPTV, afiliada da TV Globo (canal 12.1), e TV Cultura (10.1). A TV Bandeirantes também deve iniciar a transmissão digital já nos próximos dias, mas não exatamente na quarta-feira. Já a VTV (afiliada SBT) e a TVB (afiliada Record) permanecerão indisponíveis no sinal digital possivelmente até o fim deste ano, devendo retornar após a instalação de seus equipamentos digitais no município.

Os canais da Rede Vida, Rede Família, Século 21, Canção Nova e Rede TV serão desativados a partir do desligamento do sinal analógico em Itapira, sem previsão de retorno. De acordo com o técnico em retransmissão e responsável pela estrutura de recepção dos canais, José Lucas Mello, os espectadores que desejarem sintonizar estes canais poderão tentar buscar a sintonia das mesmas bandas de freqüência dos municípios vizinhos, mas isso pode variar bastante de acordo com a região do imóvel. “Essas emissoras menores não possuem outorga de seus canais na cidade, e neste momento optaram por não realizar investimentos em cidades menores, mantendo suas transmissões somente em grandes centros”, detalhou.

Segundo ele, a responsabilidade pela retransmissão digital dos canais na cidade é exclusivamente das emissoras, não cabendo à Prefeitura qualquer atuação para viabilizar a frequência de determinado canal no município. “O que continua sendo de responsabilidade do município é a questão do local e da energia elétrica, mas cada antena, transmissor e retransmissor é tudo por conta das empresas emissoras”, explica. No caso da EPTV, o sinal digital já existe em Itapira desde 2014, sendo que a empresa também construiu uma estrutura própria para seus aparelhos em área cedida pela Prefeitura.

De acordo com o técnico, a ordem da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é desligar os equipamentos do sinal analógico na quarta-feira. “Vou fazer isso às 8h00, até pelo fato de que tenho que retirar alguns equipamentos para liberar espaço para as emissoras que estão fazendo a transição, como a Band, por exemplo”, frisou. Mello lembrou ainda que nada muda para quem possui TV a cabo ou antena parabólica. Nestes casos, os canais continuarão funcionando normalmente, já que a sintonia independe da chamada transmissão terrestre. “Por estas antenas, a recepção é dos canais de São Paulo. Pelo sistema digital, será das emissoras regionais. A Band, por exemplo, até agora funcionava em Itapira pela transmissão de São Paulo, e na transmissão digital será a programação regional da emissora”, afirmou.

KIT E DÚVIDAS

No site da EPTV foi criada uma área de perguntas e respostas que ajudam bastante as pessoas com dúvidas sobre as mudanças. Para acessar, clique aqui. O kit gratuito para que as TVs analógicas possam sintonizar os canais digitais é destinado aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros. Neste caso, as informações estão no site da entidade ‘Seja Digital’.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui