Estação na Avenida dos Italianos já está operando
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Prefeitura e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) confirmaram para esta sexta-feira (25) a inauguração da ETL (Estação de Tratamento de Lodo) construída ao lado do sistema de captação de água da Avenida dos Italianos. Na prática, a nova estação que já entrou em operação no último dia 18, receberá todo o resíduo resultante da ETA (Estação de Tratamento de Água) instalada na Rua Rui Barbosa, no Parque Juca Mulato.

A solenidade está confirmada para 10h00 com presenças do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), do deputado Barros Munhoz (PSDB) e do presidente do SAAE, Lucas Pereira Gardinalli, além de vereadores e secretários municipais, por exemplo. O local recebeu investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões em verbas federais. Até então, o chamado lodo que descia pelas escadarias do parque era despejado no Ribeirão da Penha.

Segundo argumenta o SAAE, o novo sistema servirá para evitar o assoreamento do rio, além de evitar que resquícios de produtos químicos também sejam lançados no curso d’água. Com a estação em operação, o resíduo será separado da água, que retornará para a ETA. O lodo desidratado será destinado de forma ambientalmente correta. Ao comentar a entrega da obra, Paganini disse que “Itapira é hoje uma cidade 500%” em termos de saneamento básico. “Temos 100% de água tratada e distribuída, 100% de coleta e destinação do lixo, 100% de esgoto coletado, 100% de esgoto tratado agora 100% de lodo oriundo do tratamento de água também tratado”, frisou o prefeito.