Sargento Fernando Costa (centro) e componentes do Corpo de Bombeiros que atuam na Estação de Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Estação de Bombeiros de Itapira, intensificou a divulgação dos conteúdos educativos digitais disponibilizados à população.

O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem hospedado no site da corporação estadual oferta quatro cursos totalmente gratuitos no formato de ensino a distância, com assuntos direcionados a crianças, adolescentes e adultos sobre prevenção de incêndios e acidentes e primeiros-socorros.

Basta apenas acessar a plataforma online, clicar na aba ‘Educação Pública’, na sequência em ‘Cursos Virtuais’ e fazer o cadastro. A conclusão do aprendizado inclusive dá direito a certificado.

A estratégia de difundir maciçamente os conteúdos educativos ocorre no mês em que o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completa aniversário de 144 anos – data celebrada em 10 de março.

Os cursos possuem como objetivo educar, capacitar ou mesmo produzir mudanças no comportamento das pessoas, a fim de evitar acidentes, prevenir incêndios, aprender como agir em situações de emergência e mesmo como prestar os primeiros-socorros em acidentes.

Os temas levam em consideração a atividade fim dos bombeiros, que é proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio. “De 20 a 28 de março, a ênfase nesta divulgação, além da prevenção de acidentes domésticos, é centralizada nos cursos gratuitos que constam no site do Corpo de Bombeiros”, explica o sargento da Estação de Bombeiros de Itapira, Fernando Costa.

Sargento Fernando Costa: conteúdo dos cursos para crianças, jovens e adultos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

As opções de conteúdos para os adultos sãos ‘Sociedade Mais Segura – Incêndios’, com carga de seis horas, e ‘Sociedade Mais Segura – Primeiros-Socorros’, com 16 horas. Há também ‘Criança Mais Segura’, com carga de duas horas, e ‘Jovem Mais Seguro’ , com seis horas.

“São cursos rápidos. Qualquer pessoa pode acessar e só precisa fazer o cadastro”, explica o sargento, que salientou a importância dos programas virtuais desenvolvidos. “O bombeiro tem um lema que é: o acidente acontece onde a prevenção falha. A característica desses cursos é informar a sociedade sobre riscos inerentes a acidentes, incêndios e técnicas de primeiros-socorros. Tudo de forma autoinstrutiva”, completa. É tudo muito acessível, com a possibilidade de acompanhar pelo telefone celular, tablet ou computador”, destaca.

O sargento reforça que “os cursos oferecidos são de extrema importância, mesmo porque muitos dos acidentes domésticos, por exemplo, acontecem em razão do certo desconhecimento por parte das pessoas. O conteúdo assimilado pode fazer a diferença, principalmente em relação aos primeiros-socorros”.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui