Publicidade - Anuncie aqui também!
Inauguração ocorreu na manhã de sexta-feira
Inauguração ocorreu na manhã de sexta-feira
Publicidade - Anuncie aqui

A manhã de sexta-feira marcou a entrega oficial da nova sede da Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), que passa a funcionar em prédio cedido pela Prefeitura.

A entrega do novo imóvel, na Vila Penha do Rio do Peixe, foi feita pelo prefeito José Natalino Paganini à diretoria da entidade, que atua na coleta, manejo e destinação de materiais recicláveis. A solenidade começou por volta das 10h e reuniu diversas autoridades municipais, entre secretários da administração e vereadores, bem coletores e outras pessoas ligadas à Ascorsi, que desde segunda-feira (17) já ocupava o prédio.

A presidente da Ascorsi, Antonia Rodrigues dos Santos, foi a primeira a fazer uso da palavra na cerimônia, destacando a alegria proporcionada pela mudança para um imóvel que vai garantir melhores condições de trabalho aos associados. “Estamos muito felizes. Depois de muita luta, hoje é um dia de muita alegria, de realização. Aqui, poderemos trabalhar mais e melhor”, disse.

Na sequencia, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José Alair de Oliveira, lembrou que desde o início da atual administração, o pedido por um novo imóvel era assunto sempre presente nas reuniões com membros da Ascorsi. “O prédio em que a Ascorsi estava (no alto da Rua da Penha, São Vicente) não comportava mais (as atividades). O pedido por um prédio novo era uma reivindicação antiga. Quanto menos resíduos forem enviados ao aterro (sanitário), maior será sua longevidade, e hoje a Ascorsi serve de modelo para toda a região”, frisou.

Dona Antonia foi a primeira a discursar
Dona Antonia foi a primeira a discursar

Último a discursar, Paganini começou convidando os presentes, especialmente os associados da Ascorsi; para se aproximarem mais dele. “Essa foi uma conquista conjunta, de um só time, e quero que cheguem mais perto para demonstrar exatamente essa nossa conquista”, declarou.

O prefeito também lembrou o início do projeto da Coleta Seletiva Solidária, em abril de 2011, e destacou que a cessão do novo imóvel não se trata de uma “promessa de campanha”, e sim de uma “obrigação” do administrador público. “Isso não foi prometido em campanha, estamos aqui cumprindo obrigações, que é o ritual que todo administrador público tem que seguir, ver as necessidades e dar condições. Hoje, estamos entregando para a Ascorsi o que ela realmente merece, e precisaremos fazer mais ainda”, salientou.

Representantes da ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp – Universidade de Campinas) também prestigiaram a inauguração. A Rede Social do Senac, que possui papel importante nas atividades da Coleta Seletiva Solidária, foi representada por Sônia Regina Ferreira André e por Letícia Maria de Lima. A solenidade foi encerrada com um breve coquetel servido aos presentes.