Profissionais foram homenageadas com Diploma Anna Nery (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Profissionais foram homenageadas com Diploma Anna Nery (Divulgação)
Profissionais foram homenageadas com Diploma Anna Nery (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A Câmara Municipal abrigou, na noite de quinta-feira (28), a entrega do Diploma Anna Nery, destinado aos profissionais da área de Saúde que se destacam em suas atividades.

A honraria relativa ao biênio 2014/2015 foi concedida a 21 pessoas de sete diferentes instituições: Clínica de Repouso Itapira, Fundação Espírita Américo Bairral, Casa de Repouso Allan Kardec, Santa Casa de Misericórdia de Itapira, Hospital Municipal de Itapira, Lar São Vicente de Paulo e Clínica de Repouso Santa Fé.

O evento, que aconteceu em parceria com o a sub-sede itapirense do Sindicato da Saúde de Campinas e Região (SinSaúde), começou com discursos de vereadores e do prefeito José Natalino Paganini (PSDB).

O plenário da Casa ficou lotado com a presença de amigos e familiares dos homenageados. “Cada um dos homenageados desta noite poderia ser, na verdade, um exemplo para São Paulo e para o Brasil. A partir de suas experiências, vocês contribuem para uma história de dedicação ao próximo. Não se deve perguntar a eles se darão de si em favor dos que sofrem. Deve-se afirmar a eles que o que dão de si em favor dos nossos pacientes é a parcela essencial que alicerça o espírito de doação de nossa cidade. É a chama que mantém aquecida a certeza da união e do cuidado em benefício dos que sofrem, dos que esperam, dos que anseiam”, comentou o prefeito.

Plenário ficou lotado durante solenidade (Divulgação)
Plenário ficou lotado durante solenidade (Divulgação)

O presidente do SinSaúde de Campinas e Região e da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, também marcou presença na solenidade. Os homenageados com o diploma Anna Nery foram escolhidos pelos próprios colegas de serviço em seus respectivos locais de trabalho, considerando seus desempenhos em suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração.

Após o encerramento dos trabalhos, um coquetel foi servido no Clube da Saudade. A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Nery, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai, em 1864, solicitou ao Governo do Estado que pudesse acompanhá-los.

Com alma generosa, ela abriu mão de seu conforto e tranqüilidade para socorrer milhares de feridos, montando uma enfermaria modelo em Assunção, capital paraguaia, depois de salvar vidas e cicatrizar feridas dos combatentes nas províncias de Corrientes, Salto, Humaitá e Curupaiti, onde os horrores da guerra se multiplicavam atingindo brasileiros e paraguaios.

Confira os homenageados deste ano:

  • I – Hospital Municipal

a) Administração: Suely dos Santos Cruz
b) Apoio: Roseli Aparecida dos Santos Lagos
c) Enfermagem: Andréia Garcia Camarinha

  • II – Clínica de Repouso Santa Fé

a) Administração: Fabiana Aparecida Furtuoso
b) Apoio: Viviane Graciele Gomes da Silva
c) Enfermagem: Sandro Beghini

  • III – LAR SÃO VICENTE DE PAULO

a) Administração: Fernanda Marcatti
b) Apoio: Elídia Pinheiro Sutto
c) Enfermagem: José Gonçalves dos Santos

  •  IV – CASA DE REPOUSO ALLAN KARDEC

a) Administração: Juliana Rabechini
b) Apoio: Regina Marta dos Santos Delfino
c) Enfermagem: Maria da Penha Tosta Massarotti

  • V – CLÍNICA DE REPOUSO ITAPIRA

a) Administração: Eli dos Santos
b) Apoio: Maria Leonice Ramos de Souza Campos
c) Enfermagem: Rosemary Pompeu

  • VI – Santa Casa de Misericórdia de Itapira

a) Administração: Adriana Briante
b) Apoio: Maria Sueli Figueiredo
c) Enfermagem: Ana Domingas de Oliveira Netto

  • VII – Fundação Espírita Américo Bairral

a) ADMINISTRAÇÃO: Edson Luís dos Santos Oliveira
b) Apoio: Maria Aparecida Gomes Eloy
c) ENFERMAGEM: Carmem Marina Belini Gervazoni