Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

ConsegLançados na década de 1980, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) têm por objetivo a aproximação entre a população e as autoridades policiais do bairro ou município. Os 857 Consegs existentes hoje em São Paulo representam uma silenciosa e revolucionária ferramenta de participação popular na segurança pública. Todos os dias, novos Consegs têm sido homologados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Os Consegs foram criados por meio de um Decreto Estadual de 1985, pelo então governador André Franco Montoro. Conferem o direito da população de se encontrar face a face com os chefes de polícia de sua região, onde podem ouvir esclarecimentos, apresentar sugestões, solicitações, elogios e desenvolver campanhas e projetos com o objetivo de alcançar melhoria de qualidade de vida e segurança da comunidade.

Atualmente existem 857 Conselhos Comunitários de Segurança no Estado de São Paulo – estabelecidos em 522 dos 645 municípios do Estado. Na Capital são 83 Consegs: 74 na Região Metropolitana e 690 no interior e no litoral. As reuniões ordinárias de cada conselho são mensais, em imóveis de uso comunitário, seguindo uma agenda definida por período anual. Cada Conseg tem como representantes o comandante da PM e o delegado titular da Polícia Civil na área.

As autoridades policiais procuram voluntários na comunidade, com espírito de liderança e comprometimento com a população. Participam também das reuniões dos conselhos representantes dos poderes públicos, das entidades associativas, dos clubes de serviço, da imprensa, de instituições religiosas e de ensino, de organizações da indústria, do comércio, de prestação de serviços, além de líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na região. Além das reuniões mensais, os Consegs realizam campanhas educativas com grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que constituem os conselhos.

25 anos de Conselho Comunitário

No dia 10 de maio deste ano, os Conselhos Comunitários de Segurança completaram 25 anos de existência. Na comemoração do Jubileu de Prata, foi anunciado, com o intuito de fortalecer ainda mais a participação dos conselheiros, o início de um curso (de três a seis meses de duração), que será ministrado aos membros dos Consegs – cada cargo do conselho tem uma grade horária diferente. Na Capital, as aulas ocorrem na Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol). E, para as demais regiões, serão ministradas nas divisões policiais ou por meio do sistema de Educação à Distância (EAD).

As informações sobre as atividades, datas dos encontros e eventos dos Consegs estão disponíveis no sitewww.conseg.sp.gov.br ou pelo telefone (0xx11) 3291-6548.