Estevan junto da equipe da Apae: sonho realizado (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O título ‘Superando Barreiras’ não poderia ser melhor para batizar o primeiro livro autoral sobre a vida de Estevan Alexandre Isidro Novo, de 32 anos e que há mais de 20 estuda na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira.

A obra foi escrita por Andreza da Silva Pereira, que atuou como uma espécie de intérprete do autor.

Por meio dos dados colhidos por ela, o livro se materializou e será oficialmente apresentado em um evento marcado para a noite de terça-feira (24), na sede da Apae, e que faz parte das comemorações dos 50 anos da entidade.

A obra narra a história de vida de Estavan, ou Tete – como é carinhosamente chamado pelos amigos e familiares. Ele nasceu com paralisia cerebral e desde a infância vem superando diversas dificuldades ao lado das professoras e da equipe da Apae.

“Desde a minha primeira turma de alfabetização o Tete esteve comigo, juntos superamos diversas dificuldades, desenvolvemos técnicas para ele conseguir se comunicar melhor e até mesmo ler sozinho”, conta Lucineia Aparecida Lovato Baldessini, hoje diretora da entidade.

Estevan está muito feliz com o lançamento do livro (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Como ele não escreve em razão de suas limitações, coube à ela colocar nas páginas do livro um pouco das memórias de Estevan. Os dois se conheceram em 2018, durante um evento na Escola Estadual ‘Pedro Ferreira Cintra’.

Na ocasião, a Apae promoveu uma palestra e durante a atividade as coordenadoras contaram o sonho que Estevan mantinha de escrever um livro. A então aluna se disponibilizou a escrever.

De acordo com ela, a obra já estava pronta há alguns meses, mas ainda faltava viabilizar as impressões. Foram produzidos 500 exemplares que serão distribuídos aos presentes no evento de lançamento, com uma caixinha de contribuições a quem desejar ajudar.

Andreza conta que aceitou o desafio de escrever o livro para ajudar Estevan a realizar seu sonho. “Fiquei um mês acompanhando o dia a dia dele, foi um processo muito gostoso, aprendi sobre muitas coisas, sobre ele e sobre eu mesma”, diz.

O processo de produção incluiu a coleta de informações, histórias e depoimentos junto aos profissionais da Apae e familiares de Estevan, resultando em uma coletânea de memórias e fotografias que agora eternizam um pouco da história do aluno muito especial.

  • SUPERAÇÃO

Estevan tem a parte motora dos membros superiores e inferiores afetadas em razão da paralisia, mas nada disso o impediu de alcançar diversas conquistas importantes – como chegar em primeiro lugar em uma corrida e vencer um concurso de cartões, por exemplo.

O sonho de escrever um livro surgiu há 10 anos, quando Lucineia leu, em sala de aula, o livro ‘O Vendedor de Sonhos’ de Augusto Cury.

“Quando perguntei para a classe quais eram os sonhos deles, o Tete apontou para um livro e conseguimos entender que ele queria escrever uma obra literária. Desde então estamos trabalhando para isso se tornar realidade”, relembra a diretora.

Lucineia se emociona ao falar da história e evolução do aluno, que acompanha desde criança (Paulo Bellini/ItapiraNews)

De acordo com a auxiliar administrativa da Apae, Josiane Nucci, a ideia de incluir o lançamento do livro na programação especial dos 50 anos da Apae está embasada justamente na estreita relação entre a entidade e o aluno.

“Nossas histórias estão interligadas. Conseguimos levantar os custos necessários e os patrocinadores ficaram felizes em contribuir com a realização desse sonho”, finaliza.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui