O Trio Lis empolgou o público com o espetáculo ‘Do Popular ao Clássico’, na segunda apresentação da temporada do projeto ‘Clássicos em Cena’ em Itapira.
Por quase uma hora e meia, os músicos Lucas Penteado, Jonas Moncaio e Rodrigo Müller arrancaram aplausos incessantes na execução das peças ao violão, violoncelo e oboé/corne inglês, respectivamente.
O repertório da noite de quarta-feira (17), no Anfiteatro do Grupo Penha, começou com o primeiro movimento de um ‘Concerto Para Violão’, de Antonio Vivaldi.
Na sequência vieram a música-tema de ‘Cinema Paradiso’, de Enio Morricone; ‘Oblivion’, de Astor Piazzola; ‘Bachianas Brasileiras Número 2’, de Heitor Villa-Lobos; ‘Lis’, de Marco Pereira; ‘Baião de Três’, de autoria de Lucas Penteado; e ‘Rindo da Saudade’, de Ulisses Rocha.
Após pedidos do público, o violonista Lucas Penteado, o violoncelista Jonas Moncaio e o oboísta Rodrigo Müller apresentaram mais duas peças no bis, entre elas ‘Carinhoso’, de Pixinguinha.
Os comentários entre uma obra e outra ficaram a cargo do maestro Parcival Módolo, que concebeu o ‘Clássicos em Cena’ em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura. O patrocínio é do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A temporada 2024 em Itapira começou em março, com a guitarra portuguesa de Ricardo Araújo. Em maio o evento será dia 22, com o Ensemble Choro Erudito. O Unicamp Cello Ensemble é o grupo convidado para a apresentação no dia 26 de junho.
Na sequência o projeto traz para Itapira: Balkan Neo Ensemble (28.08), Quarteto Edino Krieger (25.09), Big Band Casa das Artes (30.10) e Madrigal Mackenzie (27.11).