O técnico de handebol Fábio Sartori, o Espaguete, que comanda o projeto itapirense da modalidade tanto no masculino quanto no feminino, participou de um curso ministrado pelo treinador dinamarquês Morten Soubak.
O evento aconteceu em Santa Bárbara D’Oeste, entre sábado (25) e domingo (26).
Soubak foi a atração principal do 11º Encontro de Handebol. Em 2013, o técnico dinamarquês foi o responsável por levar a seleção brasileira feminina ao título mundial. Com larga experiência no esporte, ele apresentou novos conceitos táticos e técnicos aos participantes.
“Entre os pontos fortes do encontro, o principal, na minha opinião, foi a explicação de como funciona o desenvolvimento do handebol na Dinamarca, que começa aos 3 anos de idade e vai até os 80”, frisou Sartori. “Eles passam a vida toda na modalidade”, completou.
Para o professor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e técnico do Itapira Handebol Clube, o curso foi uma imersão no handebol de alto nível. “Quem participou teve a oportunidade de conhecer pontos importantes no conceito tático aplicado pelo dinamarquês”, explicou.
De acordo com Sartori, “o Soubak nos mostrou, por exemplo, como funciona a inclusão das crianças dinamarquesas na modalidade, com técnicas que fazem com que utilizem a visão periférica para estarem atentas aos movimentos do jogo, que mais tarde são aplicados nas partidas”.
Atualmente Soubak ocupa o cargo de coordenador da modalidade no Praia Clube, de Uberlândia (MG). Ele também abordou temas sobre o handebol moderno, técnicas e táticas defensivas e ofensivas, esquema de jogo da seleção dinamarquesa, fundamentos na iniciação de alto rendimento e as experiências no Mundial de Handebol Masculino deste ano.