A tecnologia novamente será aliada da GCM (Guarda Civil Municipal) no trabalho de segurança executado na Festa de Maio. Uma equipe extra inteira atuará diariamente no perímetro do maior evento popular de Itapira, que começou sexta-feira (3) e prossegue até dia 13.
A Base Móvel da corporação ficará posicionada na Praça Mogi Mirim, como acontece todos os anos. “A unidade está toda equipada e faremos o monitoramento por câmeras dali e também da nossa Central de Comunicação. Os trabalhos estarão interligados”, adiantou a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.
Com o auxílio de câmeras do modelo ‘speed dome’, que possuem movimentação de 360 graus, será possível acompanhar constantemente o fluxo de pessoas em diferentes pontos. Os equipamentos permitem averiguar em tempo real qualquer situação que exija a presença das equipes de segurança.
“É sempre bom lembrar que os arredores da festa também serão muito bem patrulhados, para inibir questões de furtos e roubos principalmente de veículos”, adiantou Patrícia.
“A presença da GCM na Festa de Maio não prejudicará em hipótese alguma o serviço de rua no restante da cidade, mesmo porque na festa estaremos com o pessoal extra”, salientou.
O esquema de segurança inclui ainda a presença das unidades especializadas, como Canil e grupamento de motos. Viaturas ficarão posicionadas em pontos fixos considerados estratégicos, enquanto que guardas também serão designados para os deslocamentos a pé pelas ruas que abrangem a Festa de Maio.
“Além disso, vamos reforçar bem o patrulhamento na área do parque de diversões. É um local que fica um pouco apartado e concentra muita gente. Todo ano o volume de pessoas aumenta muito”, confirmou a comandante da GCM. Seguranças particulares foram contratados pela Prefeitura para reforçar o patrulhamento em locais estratégicos.