Pandemia também muda rotina em cemitérios e velórios (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Os cemitérios municipais da Saudade, na Santa Cruz, e Parque da Paz, no Jardim Raquel, bem como seus respectivos velórios, também foram afetados pelas medidas de contingenciamento frente à pandemia de coronavírus.

Entre as medidas está o fechamento total dos cemitérios da Paz e da Saudade para visitação, por período indeterminado.

Já os velórios poderão ter duração máxima de quatro horas, com limite de 10 pessoas por sala e permanência de 30 minutos por cada visitante.

As cerimônias de despedidas estão suspensas – como as celebrações religiosas ao redor do caixão antes do sepultamento. O administrador dos cemitérios, José Airton Borsato, diz que o momento é de compreensão e bom senso.

“Entendemos que a despedida dos entes queridos é um momento de dor e tristeza, mas fizemos algumas recomendações para que, na medida do possível, as famílias possam reduzir o tempo de permanência dos corpos nos velórios e para que as pessoas não fiquem muito tempo dentro dos espaços”, frisou.

As orientações também são para que as pessoas não se aglomerem na área externa durante os velórios, mantendo distância uma das outras. Segundo Borsato, no último fim de semana já foi possível notar diminuição no tempo dos velórios e no número de pessoas presentes nas cerimônias. “Felizmente, estamos contando com o bom senso de todos”.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui