O temporal que caiu sobre Itapira no final da tarde desta segunda-feira (9) provocou estragos e resultou em muitos pontos de alagamento em áreas já consideradas bem críticas durante chuvas mais fortes.
A reportagem do Itapira News percorreu ruas e avenidas de vários bairros itapirenses durante a chuva que chegou com vento forte, raios e trovões.
O temporal durou em torno de meia hora, tempo suficiente para fazer a água subir rapidamente em locais críticos em se tratando de alagemtnso. Caso do trecho da Rua Manoel Pereira, na área central da cidade, e da Rua Funabashi Tokuji, no Jardim Magali, via que dá acesso à empresa Penha S/A.
O semáforo da Avenida Rio Branco, na esquina com a Rua Soares, ficou inoperante, o mesmo acontecendo com o equipamento da Rua 15 de Novembro com a Rua Comendador João Cintra, no Centro. A água também subiu rapidamente e alagou parte da Avenida Brasília.
Nas ruas Santa Catarina, no Jardim Ivete, e Manoel Luís da Rocha, no Distrito Industrial ‘Carlos Yonezawa’, próximo ao Morro da Cascata, também foram verificados trechos onde a água acumulou e dificultou a passagem dos veículos.
Em trecho da Avenida Rio Branco, entre as ruas Soares e Francisco Glicério, o pavimento asfáltico foi danificado.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram a intensidade do vento, com rajadas que assustaram moradores e comerciantes. Veículos estacionados em determinadas vias praticamente ficaram encobertos pelas enxurradas e algumas motos chegaram a tombar.
A Defesa Civil de Itapira fez o monitoramento do córrego que corta o Assad Alcici e Nosso Teto, que normalmente transborda nas chuvas fortes e chega a invadir residências próximas.
O nível dos córregos que cortam os bairros Assad Alcici, Jardim Soares, Prados e Distrito ‘Carlos Yonezawa’ subiu muito, mas nenhum curso d’água chegou a transbordar.
O sistema de iluminação da Pista de Atletismo ‘José de Oliveira Barretto Sobrinho’, no bairro Santa Fé, foi avariado em razão de uma descarga elétrica. As atividades abertas à população no período norturno foram suspensas temporariamente pela SEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).
Árvores caíram na Avenida dos Italianos, nas imediações da Estação de Captação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); na Rua Sílvio Galizoni, no Cubatão; e na encosta do Morro do Parque, próximo ao escadão, na Avenida Brasil. A Defesa Civil mantém o monitoramento do Ribeirão da Penha, encostas e córregos que cortam Itapira.
O Parque Juca Mulato registrou danos aos enfeites natalinos recém-instalados, bem como quedas de árvores. Alguns bairros do município continuam sem energia, casos dos prados e Barão Ataliba Nogueira.