Uma obra que mergulha profundamente nas raízes da tradicional Festa de Maio de Itapira. Esta é uma rápida síntese do terceiro livro assinado pelo historiador Eric Apolinário, ‘Alvorada dos Tambores’, que tem o lançamento projetado para o ano que vem, durante a programação do maior evento de cunho religioso, cultural e popular do município.
“Quero entregar os livros e fazer o lançamento durante a Festa de Maio. Escolhi 2025 por conta de ser um ano interessante para a história da Igreja de São Benedito: 120 anos da finalização da construção e da criação da Sociedade 13 de Maio. Uma data redonda que vai se completar no ano que vem”, explica.
A obra explora a fundação da Irmandade de São Benedito, as primeiras congadas locais e a construção da igreja dedicada ao padroeiro. Pela primeira vez Apolinário se aventurou na escrita de uma novela literária, ambientada na festa de 1914.
“É um projeto diferente dos meus outros livros. Vamos ter personagens inspirados em biografias reais, que trocam lembranças em uma noite de 12 para 13 de maio de 1914”, antecipa. “Durante essa conversa vamos ter informações trazidas através de pesquisa baseada em documentos, falando da origem da festa e a formação da Irmandade. O livro trará personagens importantes, a maioria desconhecida completamente da nossa geração”, completa.
O enredo se desenrola ao redor de uma conversa intimista na cozinha da casa do fotógrafo português João Retratista. À luz do fogão à lenha, os personagens vão compartilhar memórias de um passado recente, aquecidos do frio da madrugada com goles de quentão e histórias repletas de mistérios, belezas, alegrias e tristezas.
“Este será um livro para todos os que amam nossa cultura, nossas tradições e nossa Festa de Maio”, salientou.
- COLABORADORES
O projeto representa uma produção totalmente independente de Apolinário, que iniciou uma campanha na plataforma Catarse em busca de colaboradores. Originalmente a meta estipulada de R$ 8 mil é para a impressão de 100 livros.
“Se passarmos, todo mundo que comprou vai ganhar alguns presentes. Por exemplo, se passarmos 150% vai ter um capítulo a mais com informações históricas, fotografias ou um pôster numerado limitado. A cada porcentagem que conseguirmos ultrapassar vamos incrementar o livro”, detalha.
Para colaborar basta acessar este link e escolher o combo a partir de R$ 75. A campanha prossegue até 25 de janeiro de 2025.
Eric Apolinário é reconhecido pelo trabalho de pesquisa histórica e participação em projetos culturais na região. É autor do livro ‘Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste’, que aborda combates da guerra civil conhecida como Revolução Constitucionalista de 1932, e também de ‘O Crime da Penha – Carnaval da Brutalidade’, que trata do assassinato do delegado abolicionista Joaquim Firmino.