Uso de máscaras passa a ser facultativo em ambientes fechados e abertos em Itapira, com algumas exceções (Arquivo/ItapiraNews)
publicidade

O prefeito Toninho Bellini (PSD) editou decreto no qual disciplina o uso de máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 em Itapira.

Na prática, o documento publicado hoje no Jornal Oficial acompanha o decreto do governo estadual que libera o uso das máscaras em espaços fechados, à exceção de consultórios médicos, hospitais, unidades de saúde e farmácias, além de meios de transportes coletivos.

O decreto torna facultativa a utilização do item de proteção nos demais locais da cidade, internos ou externos, incluindo estabelecimentos comerciais em geral, escritórios, salas de aula, academias e nas vias públicas.

  • LIBERAÇÃO

A decisão do governador João Doria (PSDB) em liberar o uso de máscaras nos espaços fechados em todo o Estado de São Paulo foi divulgada na última quinta-feira (17), mantendo a obrigatoriedade do uso da proteção no transporte público e em unidades médico-hospitalares.

O governador disse que a decisão foi tomada após nota técnica do Comitê Científico demonstrar uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada no último dia 9.

Segundo o governo paulista, os especialistas do comitê levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu o patamar de 90% do público-alvo, ou seja, acima de 5 anos. A meta percentual é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS).

A análise observou que, após 14 dias do feriado de carnaval, houve manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando queda na transmissão. O governo aponta que, pela sexta semana seguida, foi registrada queda de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui