Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Na próxima sexta-feira (26), às 19h30, o Sindicato da Saúde Campinas e Região (Sinsaúde), em parceria com a Câmara de Vereadores de Itapira, promove um evento em homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado no último dia 12 de maio. A cerimônia será abrigada na sede do Poder Legislativo, à Rua João de Moraes, 404, no Centro.

Ao todo, dezoito profissionais dos setores de Apoio, Administração e Enfermagem dos estabelecimentos de saúde de Itapira subirão ao palco para receber as homenagens da sociedade, representadas pela entrega do diploma Anna Nery. Eles foram eleitos pelos próprios colegas para representar centenas de trabalhadores que se dedicam diuturnamente para promover a saúde da população.

Além de trabalhadores da saúde e familiares, são esperados representantes de hospitais, autoridades locais, a exemplo do prefeito, José Natalino Paganini (PSDB); do presidente da Câmara, Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e demais vereadores. Também se fará presente p ex-vereador Antonio Orcini, autor do Projeto de Lei que instituiu, em 2003, o Dia do Trabalhador da Saúde no município de Itapira.

“Desde que a data foi oficializada no calendário de Itapira e em respeito ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde, sejam eles dos setores de Apoio, Administração ou Enfermagem, o Sinsaúde orgulha-se em prestar uma homenagem a estes profissionais que são o esteio da saúde da população. Eles são agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito”, destaca o presidente da Subsede do Sinsaúde em Itapira, Ademir Nani.

Só na base do Sinsaúde Campinas e Região, que representa 172 cidades no Estado de São Paulo, são 24 municípios, que comemoram a data, com sessões solenes e outorga de Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços que os profissionais prestam à população. Para a presidente do Sinsaúde, Leide Mengatti, a homenagem é uma forma de fazer a sociedade refletir sobre o trabalho desses profissionais. “Quando menos esperamos, são eles que estão na linha de frente para prestar os primeiros atendimentos e tornar nossa estada no hospital melhor. Lembrar destes trabalhadores é uma forma de reconhecimento ao esforço e à determinação empreendidos diuturnamente na contribuição para o restabelecimento da saúde da população”, reflete.

  • História

A valorização do trabalho do profissional da saúde é uma luta iniciada pelo Sindicato da Saúde Campinas e Região (Sinsaúde) há 27 anos, com o apoio da Federação Paulista da Saúde. A primeira conquista foi registrada em 1990, quando a diretoria do Sindicato negociou com os empresários de saúde a instituição da data como feriado para os trabalhadores do setor. A partir de 2002, várias câmaras de vereadores instituíram a data em seus calendários e anualmente promovem a cerimônia.

Em janeiro de 2004, foi a vez do Estado, quando o governador de São Paulo, na época, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 11.665, proposta pelo Projeto de lei (PL) 1.052/03, de autoria do deputado estadual Rafael Silva, tornando o 12 de maio em Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Desde então, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza anualmente no mês de maio uma homenagem aos trabalhadores, que este ano acontece no dia 19.