publicidade - anuncie aqui

Os trabalhos do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Itapira terão continuidade pelo menos até o final de janeiro. A previsão era fechar todo processo no fim de dezembro de 2022, mas o elevado índice de ausências e recusas dos moradores impediu o encerramento do serviço.

Até a tarde de segunda-feira (2), de acordo com atualização no site do órgão federal, a coleta de dados na cidade havia atingido percentual de conclusão de 93,6%, com 6,4% em andamento nos 156 setores censitários.

A prévia para Itapira oficializada pelo instituto na última semana do ano passado foi de 70.438 habitantes, bem abaixo dos 75.683 divulgados na estimativa da contagem populacional de 2021.

A coordenadora de área da Região de Mogi Mirim do IBGE, Cynthya Antinori Nóbrega, explicou sobre a sequência do Censo 2022 no município. “Renovamos os contratos dos recenseadores e vamos continuar com as buscas por ausentes e recusas até o final de janeiro”, confirmou. Atualmente o trabalho mobiliza nove recenseadores, que poderão receber o auxílio de equipes de outras cidades.

“Muitos recenseadores desistiram ao longo da coleta. Mas como nos últimos treinamentos a adesão foi mínima, optamos por não continuar com a contratação via processo seletivo complementar para novos recenseadores”, disse. Ela reforçou que caso alguém que tenha trabalhado no Censo queira retornar para retomar os trabalhos, basta manter contato com o posto do IBGE de Mogi Mirim.

Com uma equipe de recenseadores bem mais enxuta, a prioridade neste momento está concentrada na busca presencial pelos setores com maior número de domicílios que ainda não receberam os entrevistadores. Moradores que não foram recenseados podem contatar o IBGE pelo número de telefone 137 e responder o questionário pela própria ligação.

Neste caso é preciso informar o endereço completo para identificação. A ligação é gratuita e o serviço funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h00 às 21h30.

  • POSTO FECHADO

Com os cortes na equipe, o posto de coleta localizado no antigo prédio da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Izaura da Silva Vieira’, no bairro do Cubatão, está fechado para o atendimento ao público. Cynthya explicou que as recusas não revertidas permanecerão no sistema do IBGE e caberá aos estatísticos e demógrafos do instituto estabelecer o tratamento concedido para estas situações específicas no Censo 2022.

O mesmo vale para residências que permaneçam sem informações por conta do prazo ou ausência de contato por parte dos moradores. “Cada residência deve ser visitada ao menos cinco vezes em turnos e dias diversos, para poder conseguir as entrevistas. Mas, mesmo assim, algumas podem não ter êxito”, completou. Os telefones do posto do IBGE de Mogi Mirim são o (19) 3862.3445 e o (19) 3805.4343.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui