Capacitação foi ministrada por membros da Renovias em Itapira (ItapiraNews)
publicidade

A sede da Defesa Civil de Itapira foi palco, na manhã desta quarta-feira (8), de um treinamento especializado para resgate de vítimas de acidentes de trânsito.

Além de instruções gerais, o foco específico da capacitação foi com relação ao uso do desencarcerador para cortes e movimentação de partes de veículos acidentados e remoção de pessoas presas em ferragens.

O equipamento foi recentemente incorporado à estrutura de atendimento da Defesa Civil. O treinamento foi ministrado por Alexandre Bueno da Silva e Aguinaldo Cardoso da Rocha, supervisor e coordenador de tráfego da Renovias, respectivamente.

Orientações teóricas fizeram parte da programação (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A capacitação foi uma segunda etapa de outro treino ocorrido em Mogi Guaçu junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Em Itapira, além dos agentes da Defesa Civil, socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Bombeiros Voluntários também participaram do treinamento.

As orientações teóricas começaram por volta das 8h00. Depois, por volta das 10h00, foram iniciadas as instruções práticas, com simulação de resgate de uma vítima presa em ferragens, com uso de um veículo que realmente se envolveu em acidente e ficou bastante danificado.

“A aquisição desse equipamento é um marco na nossa cidade e o treinamento faz parte do processo de inclusão dos agentes para manuseio e contato adequado com o desencarcerador”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos.

“Além disso, existem diversas questões técnicas envolvidas em uma operação de desencarceramento de vítimas, e esse tipo de capacitação é muito importante para que todos possam aprimorar ainda mais seu trabalho e padronizar os atendimentos integrados entre diversos órgãos”, frisou.

De acordo com ele, haverá mais treinamentos para que os agentes possam ampliar ainda mais a familiaridade com o novo equipamento. “Nossa avaliação é extremamente positiva”, finalizou Ramos.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui