A substituição do sistema de informática do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) provocou verdadeiro caos nos últimos meses.
Desde o final do ano passado são inúmeras reclamações que aportam no setor de atendimento ao público da autarquia, entre elas duas principais: distorções de valores nas contas de água e falhas no débito automático agendado nas agências bancárias.
O presidente da Saae, Carlos Vitório Boretti de Ornellas, confirmou a existência do problema. Ele adiantou à reportagem do Itapira News que as inconsistências verificadas são analisadas individualmente e os cortes no fornecimento de água foram suspensos até que tudo seja normalizado.
Após a mudança da empresa responsável pelo gerenciamento do sistema de informática, com a unificação de uma única prestadora do serviço tanto na Prefeitura quanto no Saae, a autarquia passou a enfrentar muitas dificuldades desde que a nova operação foi iniciada. “A troca de sistema de informática é sempre delicada. Os métodos são diferentes e variam de uma empresa para outra”, ressalta Ornellas.
Falhas então começaram a ser detectadas pelos próprios consumidores, que superlotaram o atendimento presencial do Saae, à Rua Rui Barbosa, para reclamar e buscar por explicações. Diante das dificuldades em efetuar os ajustes necessários, técnicos da empresa seguem em franca atuação na sede da autarquia, em uma espécie de plantão praticamente diário.
“Inclusive tivemos uma reunião hoje (16) e eles se comprometeram a resolver todos esses problemas”, adiantou.
As inconsistências foram dos mais variados gêneros e diante da alta demanda de consumidores insatisfeitos, desde dezembro o corte de água foi suspenso pela direção da autarquia, até a regularização completa do panorama. “Mesmo que os avisos já tenham sido encaminhados, decidimos suspender o corte para não cometermos injustiças”, completou Ornellas.
A orientação é para que, caso os consumidores notem algum tipo de variação de valor a ser pago, procurem pelo serviço de atendimento presencial no Saae. “Até reforçamos o contingente de pessoal do atendimento ao público para dar conta da demanda que surgiu”, salientou.
“Pedimos desculpas pelos transtornos, mas estamos ajustando na medida que o consumidor oficializa a reclamação”, pontuou o presidente da autarquia.
- CASO A CASO
As contas são analisadas uma a uma, para que o recálculo seja efetuado imediatamente em caso da confirmação do erro. “As distorções de valores apareceram e estamos trabalhando para diminuir ao máximo essas diferenças. Principalmente em débito automático, porque as pessoas costumam nem olhar”, exemplificou.
Ornellas reiterou que os valores debitados a mais serão ressarcidos. “Nem todos os débitos automáticos deram problema, o que inclusive causa certa estranheza. Além disso, algumas contas impressas, para serem pagas fisicamente, também apareceram com valores errados”, lamentou.