Os estudantes do curso de Direito do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) participaram, no dia 13 de setembro, de um júri simulado no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
A simulação ocorreu no Salão do Júri, no Palácio da Justiça, e envolveu um caso real de duplo homicídio, cometido por três pessoas, incluindo a filha das vítimas.
O principal objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos a experiência prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, como estratégias de argumentação jurídica, além de estimular o desenvolvimento de habilidades orais e de postura corporal em um ambiente de julgamento.
Durante a simulação, os participantes seguiram todas as etapas de um júri popular. Testemunhas foram ouvidas, os réus foram interrogados e, após os debates entre a defesa e a acusação, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação dos acusados.
A professora Denise de Souza Ribeiro, coordenadora do curso de Direito da Uniesi, elogiou o comprometimento dos estudantes na realização da atividade.
“O evento representou uma oportunidade única para os alunos, que puderam estar no Tribunal de Justiça, um lugar cheio de significados e palco dos principais julgamentos do país. Participaram da simulação estudantes do 1º ao 10º período, que desde março estavam se preparando para esse dia e que esforçaram ao máximo para estarem aqui”, destacou a professora.
O professor José Antonio Tibúrcio, também presente durante a atividade, acompanhou de perto o desenvolvimento dos alunos ao longo da simulação.