Coleta de sangue acontece na sede do Lions
Coleta de sangue acontece na sede do Lions

Os doadores e doadoras de sangue, tanto os habituais quanto os que doarão pela primeira vez, têm data e local marcados para participar da última coleta do ano. Para doar sangue, basta ir ao salão do Lions Clube de Itapira, na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, na manhã do próximo dia 19, quinta-feira.

Cada doador fornecerá 450 ml de sangue, e tem de ter entre 16 e 69 anos de idade, levar documento de identidade, pesar no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar em jejum e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Os doadores menores de 18 anos (e maiores de 16 anos) deverão levar autorização assinada pelos pais.

Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Para evitar surpresas, os hemocentros têm que estar abastecidos o tempo todo, e com todos os tipos de sangue: A, B, AB e O positivo e negativo.

Todo material utilizado na coleta é descartável. Na doação, a pessoa é orientada e acompanhada por técnicos experientes de saúde. Se for observada qualquer anormalidade durante a triagem ou nos exames realizados no sangue doado, o doador será avisado e encaminhado para acompanhamento médico. Em Itapira, a coleta de sangue é feita através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hemocentro da Unicamp, e o Lions Clube local, que fornece a sede.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui