Campanha de doação de sangue tem nova etapa em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Nesta quinta-feira (20) o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) promoverá em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal a última coleta de sangue em Itapira este ano.

A ação será realizada na sede do Lions Club, à Rua Tereza Lera Paoletti, 480, Jardim Bela Vista, das 9h00 às 12h00. Segundo seus responsáveis, as senhas para os doadores começarão a ser distribuída a partir das 7h00. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 96 anos de idade.

Para colaborar é necessário ainda estar portando documento com foto, que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou colocado piercing há menos de 12 meses.

Nos casos de dengue, zika vírus, chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo prazo vale para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos uma semana da ausência total dos sintomas.

De cada doador, será colhida uma bolsa com 450 ml de sangue. Durante a coleta, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas, entrevista sigilosa e recebem um lanche. As pessoas com idade entre 16 e 18 anos devem comparecer ao local acompanhadas dos pais ou responsável legal.

Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Todo material utilizado na coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.