A última etapa da Campanha de Doação de Sangue deste ano em Itapira acontece nesta quinta-feira (19), em meio a um período de baixa adesão que afeta Itapira e região.
O responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira, Francisco de Assis Azevedo Marella, conhecido como Fran, alerta para a queda nas doações, típica dos meses de dezembro e janeiro, enquanto a demanda por bolsas de sangue permanece alta.
“Estamos fazendo um apelo para que as pessoas se conscientizem. Sabemos que, com as confraternizações, viagens e festas de final de ano, as doações caem, mas a situação está novamente muito difícil”, afirmou Fran.
Diante do cenário, grupos locais têm organizado mobilizações independentes, como o ‘Sangue Corintiano’, iniciativa da Fiel Torcida de Itapira. A campanha busca engajar torcedores a participarem da doação nesta quinta-feira.
“É claro que não é só para o corinthiano doar na quinta-feira, precisamos de sangue verde, sangue vermelho, toda cor de sangue”, brinca Fran.
A ação acontece entre 9h00 e 12h00, no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), na Avenida Rio Branco, 99, no Centro. A ação é organizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e segue um cronograma bimestral.
Os voluntários interessados devem apresentar um documento oficial com foto, realizar um cadastro e passar por triagem médica. O processo inclui aferição de pressão, teste de anemia e avaliação das condições físicas. Após a coleta, os doadores recebem um lanche.
Para garantir a segurança, o intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Vale destacar que na etapa anterior, em outubro, a campanha registrou a menor adesão do ano: 95 candidatos, com apenas 80 bolsas coletadas. Apesar disso, o desempenho geral de 2024 foi positivo, alcançando um recorde em agosto, com 131 bolsas coletadas e 152 voluntários.