Grande quantidade de plástico se acumula no rio (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Um mês após receber uma ação voluntária de limpeza, o Ribeirão da Penha novamente volta a acumular detritos em um trecho na região do Bairro dos Prados.

A maior parte do lixo é composto por embalagens plásticas. No dia 19 de janeiro, dois amigos se uniram e retiraram centenas de garrafas pet das águas do rio que abastece a cidade.

O novo acúmulo de detritos pode ser relação direta com a recente cheia do rio ocasionada pelas fortes chuvas. Com isso, muito acabou sendo arrastado de outros pontos do curso d’água, ficando enroscados no local que já é conhecido por esse problema.

Em janeiro, amigos se uniram para limpar trecho do rio voluntariamente (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A reportagem solicitou à assessoria de imprensa da Prefeitura informações sobre ações voltadas à conscientização para combater a situação, bem como sobre medidas práticas para remoção dos detritos.

A Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) informou que mantém programas educativos com palestras em escolas e instituições e destacou que o município possui coleta de resíduos descartáveis.

A pasta destacou ainda que o Projeto Rio Limpo também promove ações de limpeza nos rios e plantio de árvores na mata ciliar.