Evento foi realizado na noite da última quarta-feira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Realizada na noite da última quarta-feira (16), o evento Uma Noite nos Museus atraiu cerca de 80 pessoas aos dois museus da cidade. O evento teve início às 19h00 e se estendeu até perto das 22h00. A novidade da edição foi o wif-fi gratuito para todos os visitantes, cujo acesso foi cedido pela empresa Jota F. Telecom.

No Museu de História Natural, a programação foi iniciada com uma ação educativa em parceria com os alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia do UNIESI (Centro Universitário de Itapira) com o tema sobre o combate ao tráfico de animais silvestres. Na área interna do museu, a opção era a exposição ‘Combate ao Tráfico de Animais Silvestres’, que utiliza de animais taxidermizados engaiolados para uma sensibilização dos visitantes.

Na área externa, através de banners, os alunos levaram ao público informações sobre histórico do tráfico, tipos de tráfico, estrutura social do tráfico, números do tráfico, espécies envolvidas no tráfico, ligações com outras atividades ilegais, consequência do tráfico, rotas e mecanismos do tráfico, destino da fauna silvestre apreendida no Brasil e principais dificuldades e problemas do combate ao tráfico no Brasil.

Ainda dentro da programação, o público foi convidado a acompanhar a palestra ‘Combate ao tráfico de animais silvestres em Itapira, SP’, sediada na Casa da Cultura e proferida por Rogério Oliveira, da Patrulha Ambiental de Itapira, órgão da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ele falou sobre os números do tráfico de animais na cidade, sobre a atuação da Patrulha Ambiental na questão de apreensões, investigação e aplicação de penalidades e sobre os métodos de denúncia. Ao final, o palestrante abriu espaço para questionamentos.

No Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, a programação foi voltada para a visitação da exposição ‘Festa de Maio: Congos, Búzios e Sambas | da Abolição ao Século XXI’. A exposição permanece até o dia 29 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e aos domingos das 10h00 às 13h00. Agendamentos de grupos ou escolas podem ser feitos pelo telefone (19) 3863-0835.

Grande público prestigiou eventos (Divulgação)
  • Semana dos Museus

Pelo 9º ano consecutivo, o Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ participa da Semana Nacional dos Museus, promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em sua 16ª edição, o evento traz como tema ‘Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos’ e ocorre entre os dias 14 e 20 de maio.

Neste ano, o museu itapirense escolheu como abordagem o ‘Combate ao Tráfico de Animais Silvestres’. A exposição tem como propósito chamar a atenção sobre o tráfico no Brasil, abordando os métodos utilizados para o transporte, tipos de tráficos, impactos causados e tentativas de combate.

Para isso, foi montada uma sala com animais silvestres engaiolados para que o público possa refletir sobre a crueldade que os animais sofrem. A mostra fica disponível para visitação de segunda a sexta das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e no domingo das 10h00 às 13h00. As instituições que desejarem visitar a exposição com monitoria deverão solicitar agendamento antecipado pelo telefone (19) 3843.4317. Cada monitoria terá duração de aproximadamente 40 minutos.