Umidade baixa demanda cuidados maiores (Itapira News/Agência Soluciona)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um comunicado nesta segunda-feira (13) alertando sobre a baixa umidade relativa do ar em Itapira. O patamar abaixo dos 30% colocou o município em estado de atenção. O mesmo alerta também foi disparado pelo serviço de comunicação do órgão estadual no último sábado (11).

Na prática, a umidade relativa do ar se refere à quantidade de água, na forma de vapor, existe na atmosfera com relação ao total máximo que poderia existir de acordo com a temperatura observada. A queda na umidade relativa do ar costuma ocorrer, principalmente, no final do inverno e no início da primavera, comumente no período da tarde, entre 12h00 e 16h00.

Durante o estado de atenção, alguns cuidados devem ser observados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11hh e 15h00. Também é importante umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, e molhamento de jardins, além de, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas. Consumir água à vontade é primordial.

Além do clima mais seco, o frio também predominou nesta segunda-feira. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mínima chegou à casa dos 9ºC por volta das 19h30. A mesma média, entre mínima de 10ºC e máxima de 24ºC deve se manter até quarta-feira (15), sem previsão de chuva.