A Umidade Relativa do Ar despencou a níveis críticos em Itapira na tarde desta terça-feira (20). Por volta das 15h00, o município registrou o índice de 10% e entrou em estado de emergência.
A informação foi confirmada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) e a Defesa Civil estadual e municipal emitiram alertas.
A ausência de chuvas contribui diretamente para intensificar o tempo seco, além das temperaturas atípicas que frequentemente ultrapassam os 34ºC em pleno inverno.
Segundo o Inmet, o quadro deve persistir e nesta quarta-feira (21) os índices de umidade podem novamente atingir o crítico patamar de 10%. Para os próximos dias, estão previstas temperaturas máximas de até 35ºC, com tempo claro e sem previsão de chuvas.
- SAÚDE
A baixa umidade do ar pode causar diversos problemas de saúde, como ressecamento das mucosas, sangramentos nasais, complicações alérgicas e respiratórias, irritação ocular, eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos, além de ressecamento da pele. Há também um aumento significativo no risco de incêndios em pastagens e áreas verdes.
Os estados de baixa umidade do ar são classificados em três níveis: Estado de Atenção (entre 20% e 30%), Estado de Alerta (entre 12% e 20%), e Estado de Emergência (abaixo de 12%). Nessa situação, as recomendações são as seguintes:
- Mantenha-se hidratado! Evite substituir água por bebidas alcoólicas;
- Não pratique exercícios físicos nos horários de maior radiação ultravioleta, das 11h às 17h;
- Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
- Cuide de idosos e crianças, que são mais suscetíveis à desidratação;
- Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e use sempre protetor solar;
- Evite exposição prolongada ao sol para prevenir mal-estar e insolação;
- Não realize queimadas de qualquer tipo.
Em caso de emergência, é possível ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).