DetranComo parte do processo de reformulação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) que ocorre em todo o Estado, a administração da unidade de Itapira passa a ser realizada por servidores do próprio órgão.

A primeira medida da nova administração é a ampliação do horário de funcionamento, que passa a ser das 9h às 17h, sem interrupção (antes, a unidade fechava por uma hora para almoço).

Até 2014, a cidade, que tem 36.158 condutores e 48.160 veículos registrados, contará com uma nova unidade, com condições de acessibilidade, atendimento organizado por meio de senha, funcionários capacitados e pagamento das taxas dos procedimentos de trânsito por meio de cartão de débito.

Outros benefícios serão um sistema que permite a avaliação do serviço prestado, computadores para o público acessar gratuitamente os serviços eletrônicos do Detran.SP e mobiliário novo. Atualmente, 38 unidades do Detran.SP funcionam sob o novo modelo. Todas têm mais de 90% de aprovação dos usuários.

SAÍDA DOS POLICIAIS

Desde março de 2011, o Detran.SP não faz mais parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A substituição dos policiais por servidores do Departamento ocorre desde então. O número de policiais que saíram do Detran.SP e reassumiram suas atividades na SSP passou de 1.338 para 638, em todo o Estado.

O delegado que estava à frente da Ciretran de Itapira retornará às funções de segurança pública. No momento, dez funcionários trabalham na unidade, que realiza em média 150 atendimentos diários.

CONCURSO

O quadro de funcionários do Detran.SP em todo o Estado será reforçado no início de 2014, com a convocação de 1.200 aprovados no concurso público realizado recentemente (600 vagas para oficiais de trânsito/nível médio e 600 para agentes de trânsito/nível superior). Para Mogi Guaçu e região (incluindo Itapira) serão 64 vagas (34 de nível médio e 30 de nível superior).

SERVIÇOS ELETRÔNICOS

É importante destacar, ainda, os serviços eletrônicos do Detran.SP. Hoje, 21 serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (segunda via da habilitação e CNH Definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade) podem ser feitos no portal www.detran.sp.gov.br. Um exemplo: antes, quem precisava tirar segunda via da habilitação precisava ir três vezes ao posto de atendimento. Agora, faz tudo pela internet.

Recentemente, o Detran.SP também lançou dois novos aplicativos para tablets e smartphones, que podem ser baixados gratuitamente, buscando as seguintes palavras-chave: “aplicativos” e “Detran.SP”. Um aplicativo é o simulado de prova teórica e o outro permite consultar multas do veículo e pontos na CNH.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve buscar informações no portal do Detran.SP; no Disque Detran.SP (0300-101-3333), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h; ou pelo Fale com o Detran.SP (acesso pelo portal, na aba Atendimento). O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal
www.detran.sp.gov.brDisque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333
Demais localidades: 0300–101–3333
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h
Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões)
Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”

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