Fábia Maria já está à frente do Senac em Itapira (Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Desde o primeiro dia de março a unidade itapirense do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) tem uma nova gerência. Fábia Maria Silva Lins dos Santos assumiu o posto até então ocupado por André Mendonça, que ficou à frente da instituição na cidade por quase dois anos e que agora assumiu a gerência do Senac Penha, em São Paulo.

Paulistana graduada em Desenho Industrial com mestrado em Administração e Pós-Graduação em Gestão Escolar, Fábia Maria tem 44 anos e acumula 18 de atuação no Senac. Sempre atuou na sede da instituição, também na capital paulista, sendo 14 na Gerência de Operações, órgão interno responsável pela coordenação das unidades do Senac em todo o Estado de São Paulo.

Também chegou a atuar em outras seis unidades da instituição, em diversas cidades, substituindo gerentes em férias, onde acumulou experiência também na gestão educacional e administrativa. No ano passado, ela participou do processo seletivo para movimentações gerenciais, caminho que a trouxe até Itapira – para onde, inclusive, se mudou na última semana. Em entrevista ao Itapira News, Fábia falou sobre o novo desafio na carreira, que enfrenta com naturalidade e segurança em razão do longo tempo de trabalho no Senac.

“Até então eu assessorava os gerentes das unidades e agora assumi uma dessas gerências. Eu não lidava diretamente com os alunos, pois minha área era interna, operacional. Mas conheço o trabalho e também acumulei certa experiência nas substituições, então me sinto bem respaldada. É lógico que, na prática, muda bastante coisa, sei que tenho muito a aprender e me desenvolver, mas depois de todos estes anos no Senac eu me sinto bem segura para essa nova função”, comentou.

Para a nova gerente, também é um facilitador para a atividade o fato da unidade local, do alto de seus 30 anos de existência, já ter se consolidado e desenvolvido uma relação institucional de respeito e credibilidade junto à comunidade. “Itapira tem uma receptividade muito grande com o Senac. É uma relação muito bacana, mesmo. E tem uma história muito bonita, de valorização. Inclusive, a minha atual gerente de Operações também já foi gerente aqui no passado, e outros colegas também já passaram por essa unidade. É muito bom poder cultivar essa relação de proximidade”, avaliou Fábia.

Com 18 anos de carreira no Senac, Fábia enfrenta bastante segura o novo desafio (Itapira News)
  • RUMOS

Hoje, a unidade local atende cerca de 700 alunos distribuídos em 33 cursos, sendo a maior parte por meio das vagas gratuitas. Além dos itapirenses, a unidade também absorve uma demanda regional oriunda principalmente das cidades do Circuito das Águas, como Serra Negra e Águas de Lindóia.

“Antes, havia o desafio de fazer com que as pessoas soubessem sobre os cursos oferecidos pelo Senac. Hoje as vagas são muito mais concorridas, até por conta de toda a tecnologia que facilita a comunicação e pelo fato de todo o processo de admissão ser feito pelo nosso portal na internet. O curso de Técnico em Farmácia, por exemplo, tem lista de espera, pois a procura é muito grande em razão da presença de indústria farmacêutica e de cosméticos no município”, explicou a gerente. Ironicamente, porém, a mesma tecnologia que agrega também representa novos desafios na área educacional.

Para Fábia Maria, um desses desafios é manter o interesse dos alunos pelas atividades.“A tecnologia sem dúvida é muito importante para todos nós, e para os jovens não é diferente. Mas ela também pode resultar em afastamentos. Hoje, o professor compete com celular, com computador, com tablet. Então, cada vez mais a equipe de docentes está antenada nas inovações para interagir com esse desafio de trazer o jovem para a sala sem precisar excluir essas ferramentas que são utilizadas o tempo todo por nós. O grande desafio é  manter o aluno inserido digitalmente, mas também atuar para que ele se torne um profissional participativo, colaborativo, que trabalhe em equipe e se comunique bem”, destacou.

Justamente para trabalhar essas questões o Senac Itapira possui vários projetos que passam por temas como ecoeficiência, empreendedorismo, sustentabilidade, inclusão e até voluntariado, sempre promovendo a integração entre o corpo docente e os alunos. De forma geral, a nova gerente se mostra bastante confiante e otimista com o novo desafio na carreira.

“Estou muito feliz de estar aqui. O Senac Itapira tem uma história muito especial e as pessoas que já estiveram antes na unidade desempenharam um trabalho muito bom. Meu papel é manter esse relacionamento que foi construído ao longo dos anos, por isso estou conhecendo as pessoas da cidade e interagindo com as demandas, buscando sempre a melhoria do nosso atendimento e serviços”, concluiu.

Unidade do Senac em Itapira (Itapira News/Soluciona Imagens Aéreas)
  • SOBRE O SENAC

O Senac Itapira contribui para a Educação Profissional oferecendo Cursos Livres, Técnicos e de Educação Superior (Graduação, Extensão Universitária e Pós-Graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas da cidade e região, com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações. Instalada na Praça Bernardino de Campos, 150, no coração da cidade, a unidade conta com um espaço amplo e moderno, totalmente acessível e tecnológico.

A estrutura com mais de 1.300 metros quadrados reúne 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, um laboratório de farmácia, um laboratório para a área de beleza, um laboratório de hardware e um laboratório aplicado aos cursos de moda; além de biblioteca. Os cursos atuais abrangem as áreas de beleza e estética, gestão e negócios, moda, saúde e bem-estar, tecnologia da informação e meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, e aos sábados das 8h00 às 14h00. Mais informações no portal www.sp.senac.br/itapira ou pelo telefone (19) 3813-8210.